A Chemours (antiga DuPont Refrigerantes) está introduzindo no mercado de refrigeração e ar condicionado cinco novos fluidos à base de hidrofluorolefina (HFO). Trata-se da linha Opteon XL, apresentada pela empresa durante a Chillventa 2016, mostra internacional do setor promovida em outubro, na Alemanha.
Classificados pela Ashrae/ISO como levemente inflamáveis (A2L), os fluidos refrigerantes dessa série possuem baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) e foram desenvolvidos para substituir os hidrofluorcarbonos (HFCs) em novos equipamentos.
Devido à sua classificação moderada de risco, as cargas permitidas para esses compostos em sistemas de climatização e refrigeração são bem maiores do que as homologadas para os gases inflamáveis, conforme as normas e os padrões adotados pelo segmento.
Segundo a companhia, as novas substâncias ainda possuem características termodinâmicas semelhantes às dos HFCs e, e em muitos casos, chegam a aumentar a performance das instalações frigoríficas.
“Essa combinação entre desempenho, segurança e sustentabilidade permite que a linha XL ofereça o equilíbrio ideal de propriedades para ajudar a garantir que os sistemas do gênero operem com seus níveis mais altos de eficiência”, informa o comunicado distribuído à imprensa.
A chegada da série XL ao mercado segue o bem-sucedido lançamento da linha Opteon XP, ocorrido na Chillventa 2014. Esses produtos, especialmente o Opteon XP10 (R-513A), XP40 (R-449A) e XP44 (R-452A), tornaram-se uma das principais alternativas de baixo GWP para o setor atualmente.
De acordo com estimativas da Chemours, mil sistemas de refrigeração comercial em todo mundo deverão funcionar com o Opteon XP40 até o fim deste ano, número que deve saltar para 10 mil instalações até o final de 2020.
“Os blends da linha XP ganharam ampla aceitação no mercado desde seu lançamento, há dois anos”, ressalta Diego Boeri, vice-presidente de fluorquímicos da empresa, lembrando que a Chemours continua a liderar as inovações na área de fluidos refrigerantes com a introdução da série XL.
“Estamos empenhados em fornecer soluções para permitir que o setor cumpra seus objetivos em termos de regulação, sustentabilidade e eficiência”, reforça o executivo.
Conheça a nova linha Opteon XL
Opteon XL10 (R-1234yf) é o substituto de mais baixo GWP para o R-134a em novos equipamentos. Esse refrigerante tem GWP abaixo de 1 e oferece desempenho semelhante ao substituir R-134a em aplicações comerciais e industriais de média temperatura.
Opteon XL20 (R-454C) é o substituto de mais baixo GWP para o R-404A e R-407C em novos equipamentos. A substância oferece desempenho semelhante ao substituir ambos os HFCs em aplicações comerciais e industriais de baixa e média temperatura. Com um índice de apenas 146 de GWP, o Opteon XL20 fica abaixo do limite estabelecido no regulamento europeu F-Gas, sendo assim particularmente adequado para sistemas hermeticamente selados.
Opteon XL40 (R-454A) é um substituto de baixo GWP para o R-404A em novos equipamentos, mas com melhor desempenho e maior capacidade de resfriamento. A substância tem um GWP de 238 e oferece o equilíbrio ideal de propriedades ao substituir o R-404A em aplicações comerciais e industriais de baixa e média temperatura.
Opteon XL41 (R-454B) é o substituto de mais baixo GWP para o R-410A em novos equipamentos. O produto tem um GWP de 467 e é uma alternativa ao R-410A em aplicações de ar condicionado, bomba de calor e chillers.
Opteon XL55 (R-452B) é um substituto de baixo GWP para o R-410A em projetos de equipamentos novos, mas com desempenho aprimorado. A substância tem um GWP de 676 e oferece ótimo equilíbrio entre desempenho, segurança e compatibilidade de design ao substituir o R-410A em ar-condicionado, bomba de calor e chillers. Sua combinação entre compatibilidade de projeto e redução da temperatura de descarga do compressor, em comparação com outras alternativas ao R-410A, como R-32, permite aos fabricantes OEMs realizar a transição de sua plataforma de equipamentos projetados para o R-410A com pouco redesenho e investimento.