A Carrier Transicold apresentará uma versão totalmente nova do seu sistema de refrigeração Pulsor na IAA Transportation, a principal feira comercial do ramo de transporte e logística do mundo. A mostra acontecerá entre 20 e 25 de setembro, no centro de exposições da Deutsche Messe AG, em Hannover, na Alemanha.
Segundo o fabricante, a nova unidade frigorífica Pulsor eCool opera diretamente a partir da corrente contínua de alta tensão gerada pelas baterias que alimentam um veículo comercial leve elétrico.
“A nova solução proporcionará maior sustentabilidade aos clientes que optarem por operar uma frota de entrega urbana moderna e elétrica”, diz a Carrier.
O sistema Pulsor original da Carrier Transicold, lançado em 2012, foi a primeira unidade para veículos comerciais leves a aproveitar o potencial de eletrificação da tecnologia E-Drive da empresa.
Em um veículo com motor de combustão interna, o sistema anterior requer um gerador para funcionar com energia elétrica. O novo Pulsor eCool, no entanto, foi adaptado para usar a corrente contínua de alta tensão do próprio sistema de bateria de um veículo elétrico.
“O projeto da unidade Pulsor original e seu uso com o E-Drive mostram que já estávamos prontos prontos e preparados para os desafios impostos pela eletrificação de veículos”, salienta Victor Calvo, vice-presidente e gerente-geral da Carrier Transicold.
- Reboque com painel solar aumenta sustentabilidade da cadeia do frio
- Transportadora instala painéis solares em caminhões refrigerados
- Chemours lança oficialmente R-454B na América do Norte
“O desenvolvimento do Pulsor eCool significa que podemos operar a unidade de refrigeração sem a necessidade de uma bateria adicional ou conversor de voltagem. Ele oferece uma solução plug-and-play sustentável, econômica e poderosa” para a cadeia do frio.
O uso da tecnologia E-Drive da Carrier Transicold – desenvolvida pela primeira vez para as unidades de reboque Vector em 1999 – permite uma rápida redução da temperatura e alta capacidade de refrigeração por meio de energia elétrica.
A configuração remove as transmissões mecânicas tradicionais encontradas em sistemas de refrigeração acionados por correia e, em vez disso, transforma a potência do motor em eletricidade para acionar um compressor de velocidade variável, reduzindo o risco de vazamentos de refrigerante e tornando-a ideal para operar com baterias.
Para garantir o desempenho ideal do controle de temperatura, com impacto limitado na autonomia do operador, a Carrier Transicold está trabalhando para criar um sistema inovador de gerenciamento de temperatura em tempo real para a unidade Pulsor eCool.
A Carrier Transicold diz que também está trabalhando em aplicativos e funcionalidades adicionais projetados para melhor antecipar as necessidades do usuário e mostrar os dados da unidade de refrigeração ao motorista.
A empresa ressalta que isso permitirá que o sistema se adapte proativamente às necessidades do veículo em tempo real para oferecer ainda mais ganhos de sustentabilidade.