A Carrier selecionou o fluido refrigerante R-454B, uma mistura à base de hidrofluorolefina (HFO) comercializada pela Chemours sob a marca Opteon XL41, como sua nova solução para rooftops vendidos no mercado europeu.
A decisão, conforme destaca o fabricante de sistemas de ar condicionado, está alinhada com suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) para reduzir emissões de gases de efeito estufa de seus clientes em mais de uma gigatonelada de carbono até 2030.
O Opteon XL41 é um fluido frigorífico levemente inflamável (A2L) composto por R-32 (68,9%) e R-1234yf (31,1%) e com um potencial de aquecimento global (GWP) de apenas 466, de acordo com o Quarto Relatório de Avaliação (AR4) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Anteriormente, a Carrier já havia anunciado a adoção do Opteon XL41 como seu principal substituto para o R-410A em condicionadores de ar residenciais e comerciais leves fabricados a partir de 2023 na América do Norte.
Leia também
- Força-tarefa fecha cerco contra importações ilegais de HFCs
- Rússia enfrenta debandada de empresas de refrigeração e ar condicionado
- Baixa qualificação aumenta riscos de acidentes no mercado de splits
“Acreditamos que o R-454B oferece a solução ideal para sistemas rooftop em termos de impacto ambiental total, custo, segurança e facilidade de uso. Ele também oferece GWP significativamente menor, eficiência aprimorada e excelente compatibilidade com os equipamentos existentes”, disse Juan Jose Francisco Diez, gerente de marketing da área de climatização da Carrier.
Além de proporcionar melhoria de performance energética para as unidades rooftop fabricadas anteriormente para operar com R-410A, o Opteon XL41 requer quantidade de carga 10% menor, informou a Carrier.
“A adoção do R-454B permitirá que a próxima geração de unidades rooftop da Carrier exceda os requisitos de 2021 da Diretiva de Ecodesign da União Europeia em até 42% para o Índice de Eficiência Energética Sazonal e em até 10% para o Coeficiente de Desempenho Sazonal”, acrescentou Diez.
Comments 1