A Carrier Transicold informa que pretende disponibilizar comercialmente na América do Norte, a partir de 2023, um sistema de refrigeração especialmente projetado para baús frigoríficos de caminhões elétricos.
O lançamento do fabricante deve ajudar os frotistas da Califórnia a cumprirem o prazo legal para elefrificar 15% de sua frota de veículos refrigerados, a fim de reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas da cadeia do frio.
Segundo a empresa, o desempenho do novo sistema de refrigeração elétrico da linha Supra está em paridade com sistemas convencionais a diesel.
A indústria ressalta que a nova unidade Supra será aplicada em veículos com motores eletrificados para funcionar de forma autônoma, ou seja, com seu próprio módulo de bateria.
“A Carrier Transicold tem um histórico sólido de desenvolvimento de tecnologias de refrigeração sustentáveis para o transporte seguro de produtos perecíveis e congelados, e nosso novo conceito Supra elétrico se baseia neste legado, sendo um equipamento silencioso e livre de emissões [de carbono]”, diz Scott Parker, gerente de produto da companhia.
O novo produto da marca “tira proveito de muitos dos aprimoramentos de projeto, desempenho e eficiência do sistema que introduzimos recentemente em nossos modelos da série Supra movidos a diesel”, destaca.
Assim como os sistemas de refrigeração de reboques da linha Vector, a nova unidade Supra dispõe de uma arquitetura de refrigeração 100% elétrica e que combina desempenho eficiente com necessidade de manutenção reduzida.
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Segundo a multinacional, o equipamento possui evaporador elétrico e ventiladores condensadores livres de manutenção, além de um compressor elétrico selado, eliminando diversos itens que geralmente requerem manutenção, como correias, polias e vedações do eixo.
A Carrier Transicold também destaca que as tecnologias de gerenciamento de energia próprias da empresa maximizam o desempenho da unidade de refrigeração e a vida útil da bateria para as operações de entrega diárias.
Por fim, a empressa ressalta que o equipamento utiliza o fluido refrigerante R-452A, uma mistura à base de hidrofluorolefina (HFO) que apresenta potencial de aquecimento global (GWP) 45% menor que o do refrigerante padrão adotado pelo setor.
Com isso, o Supra elétrico também deverá atender a uma exigência ainda pendente de aprovação na Califórnia, que poderá obrigar as novas unidades de refrigeração de transporte a utilizar refrigerantes com um GWP inferior a 2.200, a partir de 2023.