O Grupo Carrefour Brasil informou nesta semana que pretende converter 20 unidades da rede, sendo entre dez e 12 lojas Atacadão e entre sete e nove lojas Sam’s Club, até o fim de 2024. Ao todo, o supermercadista planeja transformar 40 hipermercados em ambas lojas até 2026.
A decisão do Carrefour de apostar no atacarejo e clube de compras reflete as mudanças no mercado brasileiro. O segmento de atacarejo vem ganhando cada vez mais espaço, com crescimento de vendas de 24,2% em 2022, segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad).
Do lado financeiro, a projeção de despesas de capital para o ano fiscal de 2024 devem variar entre R$ 2,3 bilhões até R$ 2,6 bilhões. No capital de giro, os níveis de estoque deverão ser reduzidos em aproximadamente dois dias de custo das mercadorias vendidas no ano que vem.
- Sam’s Club inaugura loja com centrais frigoríficas da Superfrio
- Setor de refrigeração adota HFCs e HFOs de baixo GWP
- Até onde a Chemours pode ir no setor de fluidos refrigerantes?
Com esse novo plano, o Carrefour informou a retirada da estratégia divulgada em 2021 relativo à projeção de atingir R$ 100 bilhões em vendas brutas com o Atacadão para 2024, devido às mudanças macroeconômicas do País.
“As informações sobre perspectivas de negócios, projeções e metas financeiras representam apenas previsões baseadas nas expectativas atuais da administração, que dependem das condições de mercado”, ressalta o comunicado do grupo.
Com a conversão dos hipermercados, o Carrefour espera aumentar sua participação nos segmentos de atacarejo e clube de compras. A empresa também espera reduzir os custos e melhorar a eficiência operacional.