A indústria de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado e refrigeração (AVAC-R) canadense enfrenta atualmente acentuada escassez de trabalhadores qualificados.
Estima-se que, nos próximos nove anos, haverá um déficit de 500 profissionais nessa área, o que representa uma oportunidade de ouro para refrigeristas estrangeiros que desejam começar uma nova vida no país.
O cenário tem feito o governo local agir rapidamente. O sistema de imigração Express Entry, que até então selecionava candidatos baseado apenas em programas de imigração, agora também direciona seus esforços para ocupações específicas, incluindo a de mecânicos de refrigeração e climatização.
“Empregadores de todo o país relatam falta crônica de mão de obra”, afirmou recentemnte Sean Fraser, ministro da Imigração. “Essas mudanças no sistema Express Entry garantirão que tenhamos os trabalhadores qualificados necessários para crescer e prosperar”, acrescentou.
- Refrigerista sortudo ganha ‘bolada’ em loteria canadense
- Débito, crédito ou criptomoeda?
- Conforto térmico, a chave para o sucesso do trabalho híbrido
O mercado de trabalho
O site de empregos Indeed.ca listou recentemente 1.915 vagas para refrigeristas. Essa demanda reflete-se também nos salários: o salário médio por hora é de 30,66 dólares canadenses (C$), cerca de R$ 110,00, podendo chegar até C$ 46,05. Traduzido em termos anuais, um profissional do setor pode alcançar rendimento de até C$ 89.797,00 (R$ 327 mil), considerando uma semana de trabalho padrão de 37,5 horas.
Os estados de Nova Escócia, Ontário, Ilha do Príncipe Eduardo e Saskatchewan são os que apresentam as melhores perspectivas para esses profissionais, embora a demanda seja generalizada pelo país.
Próximos passos
Para aqueles que consideram a mudança, é essencial possuir pelo menos seis meses de experiência contínua de trabalho na área nos últimos três anos. A experiência pode ser adquirida tanto no Canadá quanto no exterior, e os candidatos podem solicitar a residência permanente no país.
O Canadá tem uma longa história de acolher imigrantes e, agora, os refrigeristas encontram-se em posição privilegiada para aproveitar essa tradição. Com o crescente déficit de profissionais, o futuro parece promissor para aqueles com as habilidades certas e a vontade de se aventurar em novas terras.
Para mais informações, acesse o site Immigration.ca.