Focar em soluções de alto valor e oferecer atendimento diferenciado em todas as etapas da venda para escapar da mera competição por preço.
Estas têm sido algumas das apostas da Girelli Refrigeração desde que iniciou a sua divisão de projetos e vendas de câmaras frigoríficas, há três anos. Hoje, a área vem se mostrando fundamental para a empresa continuar crescendo.
De acordo com o engenheiro mecânico Edson Girelli, uma das estratégias que se mostraram acertadas foi produzir equipamentos para mercados que exigem rígidos diferenciais de controle de temperatura e eficiência energética.
Um diagnóstico preciso já na fase de orçamento é outro aspecto que ele considera fundamental para que o cliente compreenda o real benefício dos produtos e serviços no médio e longo prazos.
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“Fazemos uma ampla análise de consumo energético, pois só nesse quesito toda economia em materiais de menor qualidade pode significar prejuízo em menos de seis meses. Também buscamos sempre oferecer a isolação em EPS ou PU nos painéis”, destaca Girelli.
É preciso também, na sua avaliação, focar em diversos detalhes, como a presença de iluminação automática na porta ou a adoção da válvula de expansão termostática correta.
“Já ocorreu de vermos câmaras montadas com compressor rotativo de ar-condicionado e tubo capilar como elemento de expansão. É necessário explicar ao cliente que isso não é uma câmara dentro dos padrões de engenharia da atualidade, e sim apenas um sistema de refrigeração adaptada sem critérios de eficiência e durabilidade”, afirma o empresário.
Ainda na fase do orçamento, o cliente deve escolher seu material descritivo, passando por fabricantes como Danfoss, Heatcraft, Full Gauge e PlantWatch Carel, além de tipos de portas, detalhes de piso, drenos, ralos, alarmes etc.
Somente a partir daí começa a parte do projeto, com a emissão do contrato e a definição de detalhes relacionados a bolsas de vapor, dimensão dos tubos, posição de sifão, etapas da preparação do piso e controle de umidade da câmara conforme a necessidade do produto.
“De pouco vale uma câmara de carnes que desidrate o alimento. O mesmo acontece com flores e frutas, entre outros itens”, exemplifica Girelli.
No fim da obra, a entrega técnica da câmara é outra oportunidade de estreitar o relacionamento com o cliente, ao apresentar mais soluções capazes de melhorar a experiência com o equipamento e trazer economia de energia.
“É o caso, por exemplo, da cortina em PVC para economizar energia e o ventilador desligado por um minuto para o conforto do operador, alarme de porta aberta, detalhes da limpeza e explanação dos canais para assistência técnica em caso de necessidade”, frisa.
“Com isso, o próprio cliente passa a recomendar os nossos serviços e ajuda a ampliar a nossa carteira, mesmo em plena crise”, acrescenta.