O primeiro lote de um milhão de doses de vacinas da Pfizer chega hoje ao Brasil. O voo está previsto para aterrissar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 19h.
As doses serão distribuídas aos 26 estados e ao Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais, devido às condições de armazenamento da vacina, que exige temperaturas ultrabaixas.
Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária a vacina que pode durar até seis meses em freezers capazes de atingir temperaturas entre -80 °C e -70 °C.
Os frascos, porém, serão distribuídos em temperaturas entre -25 °C e -15 °C, o que permite sua conservação apenas por 14 dias.
Leia também
- Vacina ultracongelada impõe desafio inédito à cadeia do frio
- Anvisa aprova vacina ultracongelada da Pfizer contra covid-19
- Brasileiros têm artigos sobre HVAC-R publicados no exterior
Após entrar na rede de frio do Sistema Único de Saúde (SUS), com temperaturas de armazenamento entre 2 °C e 8 °C, o prazo para aplicação cai para cinco dias.
Por essa razão, o ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, à primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber.
O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.