O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ, em alemão), acaba de lançar o vídeo “Boas práticas em refrigeração comercial fazem a diferença”, que mostra como executivos e gestores do varejo podem reduzir os prejuízos econômicos e os danos ambientais causados pelos vazamentos de fluidos refrigerantes.
Na produção, que segue o modelo de palestra rápida e inspiradora conhecido como TED Talks, um supermercadista interpretado por um ator fala sobre a experiência bem-sucedida em sua suposta loja, ressaltando que “fluido vazando é [sinônimo de] dinheiro voando”.
O vídeo faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), criado no âmbito das ações para a implementação do Protocolo de Montreal no Brasil.
- Consumo de HCFCs cai 37,5% no Brasil
- ONU publica histórias inspiradoras de mulheres que trabalham no HVAC-R
- Estudo avalia riscos do propano em sistemas de climatização e refrigeração
Além de afetar a camada de ozônio e contribuir para o aquecimento global, os vazamentos de HCFCs geram um prejuízo anual de R$ 500 milhões para os supermercados, apontam dados do PBH.
Segundo a GIZ, a produção será disseminada no País com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e de outras entidades do varejo e da indústria de refrigeração.