Ventiladores, climatizadores e até mesmo os chamados “janelinhas” marcaram presença na reta final das buscas do consumidor que apelou ao Google para saber as opções disponíveis, de acordo com o seu bolso, para suar menos nesta Primavera-Verão.
Mesmo sem dados detalhados sobre as vendas da Black Friday, encerrada oficialmente ontem – embora muitas lojas costumem estender os prazos de suas promoções -, não se pode negar que as ondas de calor foram um grande vendedor desta vez.
Afinal, foram elas que levaram muita gente a procurar na internet as melhores ofertas para refrescar a casa o quanto antes, após dois anos sucessivos de recorde de temperatura em todo o mundo, notadamente em países tropicais como o nosso.
- Fábrica de sorvetes investe em nova infraestrutura de refrigeração
- Manaus pode ganhar sua primeira fábrica de compressores Tecumseh
- Refrigeração viabiliza ação social para moradoras de 16 comunidades do Rio
Em números, essa tendência pode ser mostrada com um crescimento médio de 61% apurado pelo Google entre os dias 27 e 28 de novembro, principalmente envolvendo as alternativas mais em conta de aposentar os abanadores e afins.
Prova disso é que a opção ar-condicionado portátil liderou a lista (+166%), seguida por ventilador de mesa (+148%); ar-condicionado janela (+133%); ar-condicionado portátil (+118%); ventilador (+113%) e climatizador de ar (+107%).
Considerando-se o comportamento geral do consumidor, houve poucas surpresas em relação ao previsto, pois celulares, móveis e construção foram os grupos mais pesquisados e que, juntamente com produtos do HVAC, devem ter tido uma sexta-feira excelente, inclusive em função do 13º Salário, pago neste dia 29 pelas empresas.