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Repleto de grupos nas redes sociais, totalizando milhares de seguidores, e até veículos de comunicação on-line especializados na área não deixam dúvida, o HVAC-R gosta mesmo da internet.
Mas existe uma questão crucial quando se resolve produzir conteúdos para uma audiência tão exigente quanto numerosa: como obter bons resultados?
Por isso, procuramos alguns nomes bem-sucedidos do setor para saber o que eles consideram estar ganhando ao conciliar a boa prestação de serviços a uma presença efetiva na rede mundial de computadores.
Mão dupla
Informar bem o cliente e também estar aberto a saber o que ele pensa dos serviços recebidos é uma regra básica para Felipe Machado, técnico de refrigeração formado há 10 anos, que atua na Região Metropolitana de São Paulo.
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“Realizamos atendimentos online pelo WhatsApp e redes sociais; fazemos agendamentos; confirmamos as solicitações e mapeamos os endereços a serem visitados”, diz ele, ao lado da esposa Lilian, seu braço-direito no negócio.
“Mas prezamos igualmente pelo pós-venda, mandando mensagens para saber se correu tudo bem na execução do serviço, se o cliente ficou satisfeito etc.”, acrescenta Felipe, fiel à máxima de que comunicar é uma via de duas mãos.
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Em Campo Grande (MS), Willian Portela pensa de forma semelhante na sua WP Refrigeração, empresa especializada em ar condicionado comercial e residencial.
Dono de um canal no Youtube bastante requisitado, ele igualmente conta com a força da internet na operação diária. “Hoje, mais de 90% dos meus atendimentos advém de contatos via WhatsApp e também de minhas redes sociais”, garante.
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Gisieli Severo, da Severo Climatização & Elétrica, segue essa mesma linha, ao manter em dia o site da empresa de Novo Hamburgo (RS), que toca em conjunto com o marido Luiz.
De tanto atualizar sua home page com vídeos e dicas interessantes para o mercado, o jovem casal hoje também se encontra entre os influenciadores mais conhecidos do setor.
“Nosso primeiro atendimento é 100% via mensagens no WhatsApp”, relata Gisieli. “E também sempre pedimos ao cliente avaliação no Google, um termômetro adicional de como foi a experiência conosco”, acrescenta.
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Transparência
Formado em São Paulo há mais de 20 anos pela Escola SENAI Oscar Rodrigues Alves, Reginaldo Renzon Queiroz Nogueira está no Rio de Janeiro desde 2002.
Atual mecânico de refrigeração e ar condicionado na ACS Refrigeração, ele é testemunha ocular do quanto o HVAC-R, e o próprio mercado por ele atendido, vêm compreendendo a evolução tecnológica e sua chegada para ficar.
Isso não o impede, porém, de ter uma visão crítica neste campo, por estar em uma empresa que afirma utilizar muito bem todos os canais digitais disponíveis.
“Muitos não têm o conhecimento correto de como tudo isso funciona e apenas utilizam esses canais de forma orgânica e desordenada, sem planejamento, foco, nem metas de longo prazo, apenas visando resultados imediatos”, diz ele.
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O problema dessa estratégia, segundo Reginaldo, é que alguns resultados até surgem, “mas não são sólidos ou duradouros”, lamenta.
Na opinião desse experiente refrigerista, o que fideliza mesmo é a transparência, aliada à qualidade no atendimento e nos serviços prestados, seja o contato tête-à-tête ou remoto.
“Minha atitude em relação aos clientes é sempre de absoluta clareza e objetividade, buscando informar sobre todas as etapas, processos e custos dos serviços”, justifica.
Diante disso, é parte fundamental do trabalho dele e de sua empresa obter do cliente uma avaliação ao término ou no decorrer da prestação dos serviços, “para maximizar sua satisfação, criando um canal para o diálogo, sem cair em armadilhas criadas pela má fé”, arremata.