Três chillers de 200 toneladas de refrigeração (TR) movidos a gás natural estão sendo fornecidos pela Tecogen a uma fábrica de maconha em Nova Jersey, nos EUA.
As máquinas da linha Tecochill, produzidas pela indústria com sede em Massachusetts, climatizarão as áreas de cultivo indoor do cliente, usando o calor residual no processo de desumidificação, informa o comunicado distribuído à imprensa.
Atualmente, o estado de Nova Jersey permite a venda de maconha para fins medicinais e votará ainda este ano a legalização da erva para uso recreativo, o que tem levado muitos produtores de cannabis a planejar a ampliação de suas operações. Por isso, a Tecogen está trabalhando com engenheiros e projetistas de estufas para incluir a solução Tecochill em seus projetos.
Aliás, esse não é o primeiro pedido desse tipo feito à Tecogen. Em 2017, a empresa forneceu dois resfriadores de líquido a uma fábrica de maconha em Massachusetts. Pedidos semelhantes também foram recebidos anteriormente para instalações na Califórnia, Colorado, Massachusetts e Canadá, onde a produção e a venda de maconha foram legalizadas.
- Indústria amplia portfólio de chillers compatíveis com HFOs
- Indústria brasileira leva membro do grupo Refrigeração a AHR Expo
- Produção de splits residenciais cresce 21% no Brasil
As unidades Tecochill entrarão em operação em meados deste ano. O negócio também inclui contrato de manutenção. Pedidos adicionais de chillers são esperados pela companhia, pois a instalação continuará sendo ampliada.
“Essa fábrica é de propriedade de uma empresa multinacional de cultivo de maconha com vários sites nos EUA e no Canadá”, diz Stephen Lafaille, diretor de desenvolvimento de negócios da Tecogen.
“À medida que a indústria da cannabis se torna cada vez mais competitiva e consolidada, proprietários e operadores dessas instalações entendem a importância de reduzir os custos operacionais. E a solução Tecochill é, frequentemente, a mais econômica e confiável para o cultivo indoor”, salienta.
Segundo a Tecogen, além de baixar a conta de luz em cerca de 50%, os equipamentos movidos a gás natural emitem 50% menos gases de efeito estufa que os chillers elétricos.
A empresa ressalta que a redução dos custos operacionais proporcionada pelos chillers Tecochill são consideradas substanciais e, geralmente, pagam o investimento num período entre um e dois anos.