Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Ciência

Ar-condicionado com propano aumenta autonomia de carro elétrico

Bomba de calor com R-290 pode desempenhar papel importante na extensão da autonomia de veículos desse tipo, aponta pesquisa da UE

Por Repórter do Frio
24 de março de 2019
Unidade de Refrigeração Compacta (CRU, na sigla em inglês) da Densodesenvolvida no âmbito do projeto Optemus
Unidade de refrigeração compacta (CRU, em inglês) para veículos elétricos possui o tamanho de uma bateria de 105 Ah | Foto: Optemus/Divulgação

Ampliar a autonomia dos veículos elétricos é um dos desafios mais cruciais para a indústria automobilística global, uma vez que os sistemas de climatização desses carros consomem parte significativa de sua energia.

De acordo com o Optemus, projeto de pesquisa financiado pela União Europeia (UE), uma bomba de calor compacta que utiliza apenas 50 gramas de propano (R-290) como fluido refrigerante deve ajudar o setor a superar esse obstáculo.

O protótipo do equipamento foi testado num Fiat 500e. Os pesquisadores compararam seu desempenho usando um carro semelhante rodando com um sistema de ar condicionado com o hidrofluorcarbono (HFC) R-134a, fluido refrigerante de alto impacto climático ainda utilizado na maioria dos automóveis.

  • Norma deve permitir mais gás inflamável em sistemas de refrigeração
  • Compressor experimental esboça futuro da indústria de climatização
  • Carrier adota substituto do R-410A

Os pesquisadores estabeleceram 140 quilômetros como a distância de referência a ser percorrida pelos veículos. Quando o ar-condicionado foi ligado, o carro com R-134a percorreu 115 km no teste, uma distância 18% menor que a linha de base. Com o aquecedor funcionando, a autonomia foi reduzida para 90 km, ou seja, 36% menor que a distância de referência.

Já o carro com R-290 registrou um aumento de autonomia de pelo menos 44 km (38%) com o ar-condicionado ligado e de 63 km (70%) com o aquecedor funcionando, segundo o site do projeto.

“A avaliação combinada de protótipos virtuais e reais e de desempenho do veículo com R-290 mostrou redução de 32% no consumo de energia para resfriamento de componentes e economia de 60% para conforto do passageiro, além de 15% adicionais disponíveis para tração”, revela a pesquisa.

Veículo elétrico Fiat 500e
Protótipo da bomba de calor compacta com R-290 foi testado num Fiat 500e | Foto: Divulgação

Sistema inovador

A nova unidade de refrigeração compacta (CRU, em inglês) para veículos elétricos possui o tamanho de uma bateria de 105 Ah e foi projetada para gerenciar o aquecimento e arrefecimento dos veículos, incluindo sua bateria.

A CRU é a parte central da bomba de calor. Ela é formada por um compressor elétrico com um deslocamento de 34 centímetros cúbicos, dois trocadores de calor de água-refrigerante de alumínio (condensador e evaporador) e uma válvula de expansão termostática (TXV).

De acordo com o Optemus, o protótipo foi testado e avaliado em uma bancada de testes, o que comprovou o desempenho e a eficiência do sistema, além do menor nível de ruído.

Um cientista ligado ao projeto destaca que a carga de 50 g de R-290 está abaixo dos limites internacionais e, portanto, permite uso seguro da substância.

O refrigerante inflamável (A3) de baixo potencial de aquecimento global (GWP) também tem boa compatibilidade com os componentes e a carga baixa permite o uso de pequenos trocadores de calor e extensões de tubulação, diz o Optemus.

O projeto também propõe a adoção de rotas ecológicas, aconselhando os motoristas a utilizar caminhos mais eficientes em termos de energia em seu dia a dia.

Acelerar e frear são levados em conta, para que o carro use o mínimo de energia possível, aumentando ainda mais a autonomia dos veículo elétricos.

Juntas, as ações propostas podem aumentá-la em 14% em condições normais de uso com o ar-condicionado e o aquecedor desligados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: Aquecimento GlobalAr Condicionado AutomotivoAutonomiaClimatizaçãoCRUEletricidadeEuropaGWPHidrocarbonetoMeio AmbienteOptemusPesquisaPropanoR-134aR-290União EuropeiaUnidade de Refrigeração
Post Anterior

Curto em ar-condicionado causou fogo no Museu Nacional, diz perícia

Próximo Post

Empresário é detido após descoberta de ‘gato’ em ar-condicionado

Posts Relacionados

Retrofit de conhecimentos sobre fluidos para refrigeração comercial e industrial
Fluidos Refrigerantes

Retrofit de conhecimentos sobre fluidos para refrigeração comercial e industrial

Por Redação
13 de maio de 2025
Fábrica de ar-condicionado vai diagnosticar falhas com ajuda de IA
Tecnologia

Fábrica de ar-condicionado vai diagnosticar falhas com ajuda de IA

Por Redação
24 de abril de 2025
Webinar: “Eliminação do R-22! E agora, o que fazer?”
Fluidos Refrigerantes

Webinar: “Eliminação do R-22! E agora, o que fazer?”

Por Redação
21 de abril de 2025
IA já assume controle do frio alimentar no varejo
Tecnologia

IA já assume controle do frio alimentar no varejo

Por Redação
16 de abril de 2025
HFCs já banidos chegam disfarçados ao mercado europeu
Fluidos Refrigerantes

HFCs já banidos chegam disfarçados ao mercado europeu

Por Redação
9 de abril de 2025
Próximo Post
Eletricista perto de quadro de energia | Foto: Pixabay

Empresário é detido após descoberta de ‘gato’ em ar-condicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.