Com as crescentes alterações climáticas mundo afora, vem se acentuando a cobrança do consumidor por efetivas ações das empresas para mitigar o problema.
Tal constatação se encontra na edição mais recente de um estudo internacional sobre a influência da questão ambiental na imagem desfrutada pelas marcas dos mais diversos segmentos.
No Brasil, o uso de energias renováveis foi a principal preocupação demonstrada por 29% dos entrevistados, praticamente empatando com a redução dos gases de efeito estufa, com 28%.
Outros 27 países ouvidos pela FCI (Future Consumer Index) tiveram resultados semelhantes, mudando apenas a ordem de importância atribuída.
- Acelerar redução de HFCs é crucial para o futuro do clima
- COP28 propõe pacto para refrigeração mais sustentável
- Como prevenir vazamentos em sistemas de refrigeração com CO₂
Igualmente constaram como preocupantes, na consulta feita a 22 mil pessoas entre 18 e 80 anos, a destinação de lixo e a poluição da água e do solo.
Todos esses pontos são fundamentais para que o avanço da temperatura não exceda em 1,5ºC, até a próxima virada de século, o patamar já alcançado.
Embora cerca de 85% da matriz energética do nosso país correspondam a fontes renováveis, ainda restam grandes desafios a superar por aqui.
Dentre eles, a substituição dos gases de efeito estufa como os HCFCs, ainda largamente empregados em refrigeração e ar-condicionado.