Lançado no mercado nacional em setembro de 2017 e já com 12 mil usuários cadastrados em dez países, o aplicativo Refriplay colocará à disposição de mecânicos, técnicos e empresas do mercado do frio, a partir de amanhã (29), uma planilha gratuita para o atendimento à Lei do PMOC, sancionada no início deste ano.
“Nossa intenção é lançar novas ferramentas constantemente, conforme a necessidade dos usuários, pois o nosso aplicativo tem o objetivo de profissionalizar o setor de refrigeração no País”, afirma o administrador de empresas Rafael Macari Braga, sócio-diretor da Refriplay Marketing Digital, desenvolvedora do app que pretende alcançar 50 mil usuários até o final do ano.
“Nosso propósito também é democratizar o conhecimento no mercado de refrigeração e levar informação técnica aos profissionais não só do Brasil como de outros países”, acrescenta.
A planilha, que já vem pré-preenchida com os parâmetros solicitados pela Anvisa, está na “nuvem” do app, pronta para ser acessada pelos usuários.
-
Chip de DNA detecta Legionella em minutos, não em dias
-
Abrava tira dúvidas sobre Lei do PMOC
-
Registro de instaladores no Crea entra de vez na pauta do setor
Pela quantidade de dados a serem inseridos, a desenvolvedora recomenda que este trabalho seja feito em desktops ou notebooks, pela melhor visualização de tela.
“Isto porque cada máquina precisa ter a sua planilha individual, com uma série de informações do cliente, da empresa contratada para executar o serviço, do responsável que assinará os documentos e as características dos equipamentos e dos itens revisados e se eles têm ou não defeitos”, explica Deivi Teixeira Homem, um dos membros da equipe de desenvolvedores da ferramenta.
Moderador do grupo Refrigeração, comunidade do Facebook que facilitou sua chegada à empresa, o empresário salienta que o PMOC pode ser feito para qualquer equipamento de refrigeração e climatização, e que será possível ter um controle mais fiel da periodicidade das revisões futuras.
“A ideia é que, futuramente, o app tenha outras ferramentas complementares, por exemplo, que alertem o profissional e o cliente sobre a proximidade de uma data de revisão de um determinado equipamento, inclusive com o disparo de mensagens para os usuários cadastrados. Nossa esperança é que, em função do PMOC, os técnicos consigam firmar muitos acordos de manutenção preventiva, elevando a profissionalização do mercado”, salienta Deivi.
Parceria
A Refriplay firmou este mês parceria com a Eluma, marca da Paranapanema, num primeiro movimento estratégico da desenvolvedora do app para abrir espaço para que patrocinadores divulguem produtos, serviços e conteúdos ligados ao mercado do frio.
Ao mesmo tempo, busca facilitar a conexão entre refrigeristas, marcas e consumidores. A interação entre esses públicos será feita a partir da segmentação dos usuários de acordo com a região de atuação dos profissionais cadastrados, informa a empresa.