Denominada Aero-lif, a novidade está sendo apresentada ao mercado pela Copeland como alternativa ao emprego de tecnologia de levitação magnética e de compressão cerâmica lubrificada por fluido refrigerante, oferecendo vantagens que incluem melhor rendimento, confiabilidade e eficiência superior no funcionamento dos resfriadores de líquido mais exigentes.
Como exemplos dessas aplicações consideradas críticas, a multinacional estadunidense aponta os grandes chillers e recuperadores instalados em data centers e centros de saúde, dentre outras obras que priorizam eficiência, flexibilidade de desenho e total compatibilidade com fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP).
Além da elevada confiabilidade em condições de carga total e parcial, o novo compressor centrífugo isento de óleo da Copeland assegura uma ampla faixa de aplicação com envelope expandido nas instalações com alta temperatura ambiente.
Basicamente, o Aero-lift permite que o eixo do compressor levite e funcione de forma independente, sem fricção ou dependência de eletromagnetismo, controles complexos, assim como sensores de proximidade, ao contrário do verificado até hoje nos compressores de rolamentos de levitação magnética sem óleo.
Tal diferencial, segundo a empresa, proporciona melhor desempenho até mesmo durante as interrupções de energia, permitindo que o compressor se movimente suavemente, desligue e reinicie rapidamente para minimizar as interrupções da aplicação, eliminando portanto a necessidade de rolamentos auxiliares de reserva e a manutenção de redundância em cenários assim.