A 36ª edição da Apas Show, considerada o maior evento supermercadista do mundo, começou ontem (16) em São Paulo.
Segundo os organizadores, a mostra deste ano, que termina na quinta-feira (19), reafirma seu “posicionamento como uma feira que também inclui tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos, startups e muito mais”.
A área de exposição, de mais de 75 mil m², conta com mais de 800 expositores nacionais e internacionais e está preparada para receber mais de 100 mil visitas, número estimado baseado no alcance da edição 2019, que teve quase 60 mil visitantes únicos.
Após um hiato de dois anos por causa da pandemia de covid-19, “o evento apresenta as melhores práticas de negócios do setor e reúne os principais dirigentes de redes e lojas. É a grande oportunidade para que os fornecedores da cadeia de abastecimento apresentem suas novidades, lancem produtos e, o mais importante, fechem negócios”, ressalta a organização.
- Armazém frigorífico investe em HFO e energia solar
- HFO reduz consumo de energia em supermercados
- Supermercados investem em energia fotovoltaica
Em sua última edição, em 2019, US$ 100 milhões foram gerados nas rodadas de negócios que trouxeram números expressivos, como 1.423 reuniões, 50 compradores internacionais de 23 países, e 185 empresas participantes.
Para 2022, a expectativa é que sejam gerados R$ 10 bilhões em negócios, entre pedidos e encomendas. “Esta será a maior edição de sua história”, dizem os organizadores.
“A Apas Show é muito mais que uma feira de alimentos e bebidas. Nela, o supermercadista encontra fornecedores de infraestruturas para a sua loja, bem como empresas de tecnologia capazes de oferecer ferramentas e plataformas de gestão, por exemplo.”
Entre as tecnologias para o segmento de refrigeração comercial em destaque na mostra, estão racks de compressores com fluidos refrigerantes de baixo impacto climático, controles eletrônicos e ventiladores eletronicamente comutados, além de expositores e balcões frigoríficos mais eficientes para todos os formatos de varejo.
“É com grande satisfação que estamos apresentando na Apas deste ano, em parceria com a Superfrio, o fluido frigorífico à base de hidrofluorolefina (HFO) Opteon XP40 (R-449A)”, diz Guilherme Camargo, representante de vendas para o mercado de reposição da Chemours no Brasil.
Segundo a indústria química americana, além de reduzir o consumo de energia e não degradar a camada de ozônio, o potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) dessa substância é 65% menor que o do hidrofluorcarbono (HFC) R-404A, um gás de efeito estufa que já está sendo eliminado em vários países.