Uma inovação brasileira patenteada pela O2 Led, indústria que detém 65% do mercado nacional de iluminação de refrigeradores comerciais, pode contribuir diretamente para aumentar a segurança alimentar das famílias ao redor do mundo sem acesso a geladeiras, seja por falta de recursos ou por residirem em locais onde a rede elétrica não chega.
Trata-se de uma “conservadeira” com diodo emissor de luz (LED, na sigla em inglês) que protege os alimentos armazenados em seu interior com luz ultravioleta, “concebida sem a pretensão de substituir os sistemas de refrigeração convencionais, mas para ser uma tecnologia não térmica complementar de baixo custo para conservação de gêneros alimentícios”, segundo o engenheiro eletricista Roberto Luís Cardoso, responsável pela área de engenharia do fabricante brasileiro.
O empresário, que possui mais de 40 anos de experiência na indústria eletrônica, diz que o dispositivo “elimina todos tipos de vírus, bactérias e fungos, e tem comprovação científica sobre a eficácia desse tipo de luz para essa aplicação”.
“A luz UV-C altera o material genético dos microrganismos a ela expostos e, dessa forma, reduz a sua replicação, o que ajuda a estender a vida útil de produtos in natura ou industrializados com impacto mínimo em sua qualidade.”
Os ensaios iniciais com comprovação laboratorial promovidos pela O2 Led “mostraram que o uso da luz UV-C foi bem-sucedido para retardar a proliferação de unidades formadoras de colônias de microrganismos em pães, frutas e produtos lácteos durante 12 dias”, revela.
Por consumir pouca energia, o aparelho pode ter uma placa fotovoltaica acoplada, permitindo sua aplicação em locais como praias, acampamentos e barcos.
“Enfim, nossa conservadeira não é um produto com potencial de uso exclusivamente doméstico”, afirma o executivo, salientando que a empresa está em busca de investidores, preferencialmente startups, para viabilizar a produção em massa da inovação.
Leia também
- Purificador de ar com luz UV-C ajuda no combate ao coronavírus
- Armazém frigorífico investe em HFO e energia solar
- Tesla planeja entrar no mercado de ar condicionado residencial
Presente na indústria de refrigeração como fornecedora única de iluminação para as geladeiras da Metalfrio, a O2 Led também tem como clientes Fricon, Lince, Ambev, Conservex e Polo Frio, entre outros.
Além de sistemas de iluminação para refrigeradores comerciais, a companhia possui em seu catálogo o higienizador de ar por raios UV-C SterBox, que conta com aplicações bem-sucedidas em automóveis, elevadores, clínicas e hospitais.
“O SterBox elimina, comprovadamente, até 99,99% dos micro-organismos patogênicos presentes no ar em ambientes internos, incluindo o vírus da covid-19. É exatamente essa tecnologia de purificação do ar que estamos levando para o segmento de alimentos”, informa.
Antes de ser purificado pela luz UV-C, o SterBox faz o ar passar por uma malha de metal com nanopartículas de prata capazes de romper a membrana externa dos vírus, bactérias e fungos.
No fim, o ar ainda passa por um ionizador, dispositivo que usa a eletricidade para liberar íons para retirar odores, impurezas e outras partículas alergênicas, melhorando sensivelmente a qualidade do ar.