Os funcionários da alfândega italiana apreenderam hoje (24) um carregamento ilegal com 3,7 toneladas de fluidos refrigerantes de origem chinesa no porto de Livorno, na costa oeste da Toscana.
Imagens divulgadas pelas autoridades indicam que, entre os 300 cilindros descartáveis apreendidos, havia os hidrofluorcarbonos (HFCs) R-32, R-404A e R-410A, além do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22, substância banida do mercado europeu há muitos anos, devido aos danos que causa à camada de ozônio.
Documentos também revelaram que o importador — uma empresa de peças e acessórios automotivos com sede no Lazio — não possuía as licenças necessárias de importação de gases fluorados.
Leia também
- Ambientalistas pressionam Walmart a reduzir emissões de gás refrigerante
- R-454B desponta como nova alternativa ao R-410A
- ONU celebra cooperação global em prol da camada de ozônio
Toda a carga, avaliada em cerca de € 30 mil, foi apreendida e o importador foi denunciado por violar a legislação da União Europeia sobre gases de efeito estufa fluorados, assim como os regulamentos que proíbem o comércio de substâncias que destroem a camada de ozônio.
A operação foi realizada com a colaboração do departamento local da agência antifraude do bloco econômico (OLAF, na sigla em francês).
Sobre a apreensão, o diretor-geral da agência, Ville Itälä, declarou que o trabalho conjunto “é a chave para derrotar os contrabandistas e falsificadores, sendo ainda mais importante quando ajuda a impedir que gases perigosos, como os HFCs, causem danos irreparáveis ao nosso meio ambiente, saúde e economia”.
Comments 2