Em grandes intervalos entre operações, os componentes do sistema de refrigeração equalizam sua temperatura com a do ambiente exterior. O mesmo ocorre com o fluido refrigerante contido no compressor que, a depender da pressão do cárter, pode estar abaixo de sua temperatura de saturação, principalmente em dias frios.
Tal condição provoca a condensação parcial do fluido e sua diluição no óleo lubrificante, proporcionando o risco iminente de, no momento de uma partida repentina, haver a migração de uma mistura de óleo lubrificante e fluido refrigerante líquido para o interior do(s) cilindro(s), resultando num calço hidráulico, o que pode causar avarias irreversíveis no compressor.
Outro provável dano ao compressor é a ocorrência da remoção do filme de óleo nos mancais, promovida pela ação solvente do fluido refrigerante líquido da solução composta por óleo e fluido durante sua vaporização.
Para evitar tais cenários deve-se manter o fluido refrigerante sempre vaporizado mediante a utilização de componentes como a resistência de aquecimento de cárter de compressor, com a função de manter a temperatura do cárter acima da registrada no ambiente. (45°C, por exemplo).
Grande parte dos compressores já vem com a resistência de fábrica, porém, alguns não, cabendo ao técnico, nesses casos, detectar a necessidade de se instalar um dispositivo do gênero, sempre de acordo com as características operacionais do compressor onde será colocada.
Um tipo de resistência de cárter comumente aplicado é o que fica ligado em série com o contato normalmente fechado (NF) do compressor, sendo acionado sob o princípio do Efeito Joule, quando o compressor está parado.
Igualmente bastante usada é a resistência do tipo PTC (Positive Temperature Coefficient ou Coeficiente de Temperatura Positivo), que fica permanentemente alimentada, em função da auto regularem de sua temperatura, uma opção frequente nos equipamentos Danfoss, por exemplo.
Em suma, a resistência de aquecimento de cárter protege o compressor contra falhas de lubrificação e contra o calço hidráulico. Outro benefício importante da resistência é contribuir para evitar a migração do óleo lubrificante para outras partes do circuito.
Por essas razões, é importante manter o óleo sempre pré-aquecido, assegurando assim a eficácia do processo de lubrificação e, ao mesmo tempo, evitando migrações de óleo para partes indevidas do sistema.
*Gessé Júnior é técnico em refrigeração industrial na Dechra Brasil, consultor técnico, professor e criador de conteúdo