Os cursos para o setor refrigerista promovidos pela Escola Técnica Profissional (ETP), em Curitiba, ganharam um novo impulso este mês, a partir do incremento da área laboratorial da unidade de ensino.
Segundo diretor da instituição ensino e da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav) no Paraná, Alexandre Fernandes Santos, a expansão dos laboratório reforça o conceito do “conhecimento em ação”, possibilitando aos profissionais do HVAC-R a busca pelas melhores práticas de manutenção e instalação.
Em sua avalição, a parceria com a entidade é fundamental para o desenvolvimento do setor refrigerista paranaense, na medida em que promove a multiplicação de conhecimento do interesse desse mercado, com foco nas características locais.
De acordo com ele, a ampliação da estrutura destinada ao ensino nas áreas de refrigeração e ar condicionado facilita a formação de profissionais com maior capacidade resolutiva e qualificação, deixando-os aptos a encarar um mercado de trabalho cada vez mais exigente.
“Nesse aspecto, vemos a ETP como uma instituição que está à frente, na medida em que, além da educação, presta serviços para a comunidade em vários projetos que envolvem parcerias com empresas do segmento”, afirma.
A área de laboratórios da ETP conta com o Laboratório de Automação, utilizado para aulas que necessitam de softwares e computadores, envolvendo conteúdos de automação e programação, e o Laboratório de Refrigeração, que dispõe de diversos equipamentos, como manômetros digitais e kits de split inverter.
Já o Laboratório de Câmara Frigorífica foi montado em parceria com a Danfoss do Brasil, que forneceu o painel didático com válvula de expansão eletrônica, inversores de frequência e quadro de automação com saída serial.
E os novos laboratórios de Rede Hidráulica e de Dutos foram montados mesclando equipamentos variados, como trocadores de placas, válvulas de balanço e controle (Belimo), rodas dissecantes (Munters) e bancada de simulações psicrométricas, importada da Inglaterra. Os espaços contam, ainda, com sistema de ventilação HVLS, da Elefant.
Fonte: Assessoria da Asbrav