O fluido refrigerante Opteon XL41 (R-454B), um substituto de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) para o R-410A, foi selecionado pela Johnson Controls para refrigerar sua linha de chillers scroll York YLAA comercializada na Europa.
Segundo a JC, a mistura levemente inflamável (A2L) à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvida pela Chemours é adequada para uso nos modelos condensados a ar com capacidade de refrigeração entre 190 kW a 530 kW.
Projetado para aplicações com deslocamento positivo, ar-condicionado com expansão direta, bomba de calor e chiller, o Opteon XL41 possui GWP de 466 – valor 78% menor que o do R-410A – e não compromete o desempenho das máquinas.
- 5 diretrizes de segurança para novos refrigeristas
- Emerson aprova HFOs
- Thermo King inclui Opteon XP44 em seu portfólio
A Chemours informa que esse fluido refrigerante foi desenvolvido especificamente para permitir que os fabricantes o adotem sem exigir grandes modificações nos projetos de seus equipamentos.
A indústria química também diz que ele é capaz de melhorar em até 5% a eficiência energética dos equipamentos, em relação ao R-410A.
Esta redução significativa no GWP sem sacrificar a capacidade dos sistemas chega em um momento crítico para a indústria europeia, que atualmente está diminuindo a utilização de gases fluorados com efeito estufa (f-gases), em função das regulamentações locais.
“Como um substituto do R-410A, o XL41 oferece o equilíbrio ideal de desempenho, segurança, sustentabilidade e custo, e é um excelente exemplo de como o nosso portfólio Opteon traz valor aos nossos clientes e ao mercado”, salienta Diego Boeri, vice-presidente global de fluorquímicos da Chemours.