O uso racional de energia e o emprego de novas tecnologias de comunicação são temas constantemente discutidos para reduzir o consumo de energia.
Especialista em equipamentos de refrigeração industrial e hospitalar, o Grupo Friotec assumiu o desafio de projetar um equipamento robusto, com a mais alta eficiência energética, seguindo rigorosamente o padrão de fabricação da empresa e que possuísse as melhores e mais novas tecnologias de refrigeração e de controle aplicadas a chiller.
Assim, a empresa concebeu o Chiller Friotec TF-400 AR, equipamento de resfriamento de água que pode ser aplicado em diversos segmentos, tais como indústrias de transformação de plástico, de alimentos, bebidas e outros segmentos.
- Danfoss lança condensadora compatível com Opteon XP40
- 5 diretrizes de segurança para novos refrigeristas
- Thermo King Sul inclui Opteon XP44 em seu portfólio
A máquina utiliza diversos produtos fornecidos pela Danfoss, tais como compressores scroll com velocidade variável VZH-170, conversores de frequência CDS303, resistência de cárter e sensor de nível do óleo dos compressores, separador de óleo, válvulas de expansão eletrônica ETS com controladores EKC, transdutor de pressão AKS-12 e trocadores de calor micro canal, entre outros componentes.
Com a adoção dos compressores VZH, todos os motores do chiller contam com variação de velocidade (bomba d’água, ventiladores e compressores), proporcionando economia de energia de até 40%. Este chiller, informa a Danfoss, será utilizado na aplicação em Tandem (compressores em paralelo).
“Temos três circuitos no total, em que cada circuito é composto por um compressor variável VZH-170 e um compressor fixo SH-240”, explica Leandro Silva, engenheiro de vendas da Danfoss.
“Primeiramente é ligado o compressor variável (VZH), que chega até a velocidade máxima de 6 mil rpm. Se ainda o sistema necessitar de mais carga térmica, o VZH irá diminuir a velocidade, chegando em torno de 4,2 mil rpm. Então entra em ação o compressor fixo (SH) com sua capacidade máxima”, diz Marcelo Nicolau, especialista em aplicação de velocidade variável da Danfoss.
“Assim, os dois compressores trabalham juntos até alcançar o set point programado no sistema e, quando a carga térmica estiver próximo deste setpoint programado, o compressor fixo se desliga e somente o compressor variável fica ligado fazendo toda a modulação no sistema e mantendo sempre a carga térmica”, acrescenta.
O Chiller TF-400 AR foi fabricado com tratamento especial para garantir a resistência à corrosão nos condensadores e no gabinete com revestimento à base de zinco. Os compressores contam com enclausuramento acústico e os trocadores de calor a placas são do tipo brasado.
O equipamento do Grupo Friotec também tem bombas d’água operacional e reserva, proteções extras nos principais componentes, módulo de comunicação remota e rodízios especiais para máquinas pesadas, bem como controle de condensação feito por meio de inversores de frequência nos motores dos ventiladores.