A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) renovou o convênio que possui com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estendendo a duração do Programa Abrava Exporta até 2020.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, as indústrias participantes do projeto exportaram cerca de US$ 415 milhões no ano passado, um crescimento de 22,5% em relação a 2016. A meta para 2018 é elevar esse faturamento em 25%.
“As empresas brasileiras do setor HVAC-R têm a grande oportunidade de introduzir seus produtos no mercado internacional, desde que tenham a exportação como estratégia e estejam dispostas a participar das ações da Abrava e da Apex-Brasil”, ressalta a gestora técnica do Programa Abrava Exporta, Leila Vasconcellos.
De acordo com ela, o objetivo do programa é estimular a exportação por meio de ações de promoção comercial, além do fornecimento de informações de inteligência comercial e competitiva
- China promete combater gás que destrói a camada de ozônio
- Software facilita gestão de equipes de técnicos em climatização
- Abrava publica guia de recomendações sobre a Lei do PMOC
Apoiado pela Apex-Brasil desde 2004, o Programa Abrava Exporta tem como mercados-alvo países da África, das Américas e do Oriente Médio, entre outros.
A nova fase do convênio foi assinada no dia 20 de julho, o que permite a viabilização de ações de promoção comercial com participações em feiras no exterior, projetos compradores, projeto imagem, marketing internacional, missões comerciais a outros países, visitas prospectivas a mercados e ações de inteligência que forneçam informações para abordagens competitivas nos mercados externos.
“Os resultados obtidos pelo programa nestes 14 anos de existência em muito contribuíram para a divulgação das marcas das empresas em outros países e realização de ações de promoção comercial, além da disponibilização de estudos de inteligência comercial e competitiva”, informa a Abrava.
As empresas interessadas em participar do projeto podem obter mais informações pelo e-mail abravaexporta@abrava.com.br, ou no portal do Programa Abrava Exporta, ou pelo telefone (11) 3361-7266 – ramal 120.