Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Pesquisa & Desenvolvimento

Compressor eficiente revoluciona indústria de refrigeração

Desenvolvida pela Embraco há duas décadas, tecnologia Fullmotion revolucionou o setor, ao proporcionar mais economia de energia

Por Redação
25 de junho de 2018

É consenso que, quanto maior a economia de energia elétrica, menor será o preço que pagamos por ela, assim como o impacto ambiental negativo gerado. Além disso, há uma demanda global crescente para redução do consumo energético e a refrigeração representa cerca de 15% desta fatia.

Por isso, já não bastam pequenas melhorias no dia a dia para poupar esse recurso, são necessárias mudanças significativas na forma como equipamentos de refrigeração que integram residências e ambientes comerciais são projetados.

Só para se ter uma ideia, o uso da geladeira representa 20% do consumo total de energia elétrica de uma residência, segundo estudo de demanda energética realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2016.

É com base nessa conta e na necessidade mundial de redução do consumo energético que a Embraco desenvolveu, há 20 anos, a tecnologia Fullmotion, de velocidade variável, um exemplo claro de como a companhia usa a pesquisa para tornar suas soluções mais eficientes.

Desenvolvida inicialmente para o mercado de refrigeração residencial, mais recentemente a tecnologia passou a integrar o portfólio da empresa para o segmento comercial.

  • Embraco reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável
  • Indústria química homenageia cientista que inventou HFOs
  • Embraco aprova Opteon XP10 como alternativa ao R-134a

“Olhamos a refrigeração sob a perspectiva do consumidor, que deseja seus alimentos bem conservados, e redução na conta de energia no fim do mês. É isso que pretendemos entregar: uma experiência de refrigeração com alta tecnologia e que ajuda a economizar”, exemplifica Dietmar Lilie, pesquisador-mestre da Embraco e um dos principais nomes por trás da tecnologia Fullmotion.

A solução foi a primeira da indústria de refrigeração a apresentar a tecnologia Inverter que faz com que o compressor adapte sua capacidade de acordo com a necessidade de resfriamento do freezer ou geladeira. O inversor eletrônico interpreta as oscilações de temperatura dentro do gabinete e envia sinais ao compressor para mudar sua velocidade e alcançar a temperatura desejada de forma mais rápida e eficiente.

Segundo Dietmar, essa tecnologia revolucionou o mercado porque otimiza a capacidade de refrigeração de acordo com a necessidade do refrigerador, o que reduz o consumo de energia em até 40%, dependendo do sistema de refrigeração que será aplicado. Além disso, a solução melhora a preservação dos alimentos, que ficam melhor conservados devido a menor oscilação de temperatura. “Isso proporciona muito mais qualidade de vida às pessoas”, resume o pesquisador.

Outra vantagem é o baixo ruído, quase imperceptível, que chega a níveis parecidos com o de uma biblioteca. Isto porque os compressores com esta tecnologia trabalham a maior parte do tempo em baixa rotação.

Economia de energia

O Fullmotion é fruto de dez anos de pesquisa na Embraco, desde o depósito da primeira patente, em 1989, até o seu lançamento. Trata-se da solução que elevou os parâmetros da indústria de refrigeração global na busca por mais eficiência energética, conforto e melhor conservação dos alimentos – demandas dos segmentos doméstico e comercial no Brasil e no mundo.

A Embraco vem aumentando cerca de 5% no ganho de eficiência energética entre cada geração lançada: do primeiro modelo – o VEM – até um dos mais recentes – o VESF – houve uma melhora de 32% no consumo de energia do compressor.

Para melhor ilustrar a economia de energia gerada, a Embraco fez as contas: somou todos os compressores Fullmotion vendidos nos últimos 10 anos e chegou a uma economia de energia equivalente a 9 bilhões de KWh, quando comparados a compressores convencionais. Essa quantidade de energia poderia abastecer, por exemplo, toda a Croácia durante seis meses.

  • Indústria de compressores recicla 87% de seus resíduos
  • Whirlpool vende Embraco por US$ 1,08 bilhão
  • Embraco e Liebherr fecham parceria

A tecnologia também foi a primeira a permitir o uso de refrigerantes naturais, revelando o pioneirismo da Embraco ao adotar estes fluídos, que contribuem com o aumento da eficiência energética no sistema de refrigeração e geram menos impactos nocivos ao meio ambiente.

No segmento comercial, o lançamento mais recente é o FMFT, o primeiro compressor bivolt para refrigeração comercial e um dos mais eficientes do mundo na sua faixa de capacidade. Voltado aos segmentos de varejo, médico e restaurantes, reduz em até 30% o consumo de energia e, por ser bivolt, atende a diferentes regiões do Brasil e do mundo, mesmo em situações de instabilidade na rede elétrica.

Pesquisa global

A pesquisa para o desenvolvimento da tecnologia Fullmotion é brasileira, conduzida nos laboratórios Embraco em Joinville (SC) – sede da empresa; mas os compressores com a tecnologia Fullmotion Inverter ilustra bem a participação da rede global de laboratórios e engenharia da Embraco no desenvolvimento das soluções: o FMX, por exemplo, é fabricado na planta da Embraco na China, em Pequim, hub para a distribuição da tecnologia para o mercado asiático.

A Embraco continuará lançando compressores Fullmotion inverter em 2018 e 2019, já que a companhia investe continuamente de 3% a 4% da sua receita anual em P&D, mantendo em seu portfólio soluções inovadoras que respondem às necessidades do mercado global.

Segundo a empresa, 59% do faturamento nos últimos cinco anos é proveniente de produtos lançados somente nesse mesmo período. “Praticamos uma inovação centrada nas necessidades dos clientes, o que justifica esse fluxo e a boa receptividade dos nossos produtos em diferentes países”, reforça o diretor de Vendas, Ricardo Bristotti.

Demandas de mercado atendidas

Hoje, a tecnologia Fullmotion está presente em mercados de todo o mundo, principalmente Europa, Japão, China e EUA. A mais nova economia a absorver a tecnologia Fullmotion é a Índia, país que ilustra os esforços da Embraco na massificação do compressor FMX no segmento residencial.

Mas o primeiro cliente a atestar os benefícios do compressor Fullmotion foi a Liebherr, fabricante alemã de eletrodomésticos na década de 1990. A empresa conseguiu, facilmente, transmitir o valor agregado a seus clientes finais.

“A Embraco entendeu que a tecnologia iria trazer benefícios para o negócio do cliente e, por isso, o produto no mercado atendeu as expectativas deles e as rigorosas regulamentações energéticas mundiais”, completa Bristotti.

A tecnologia Fullmotion rendeu à companhia diversos reconhecimentos como o Star of Energy Efficiency, em 2008; e o terceiro lugar no Prêmio Stemmer de Inovação, em Santa Catarina, com o case Fullmotion VESF, em 2017.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: CompressorEconomiaEletricidadeEmbracoEnergiaFullmotionRefrigeração
Post Anterior

Danfoss expande parceria com Leanheat

Próximo Post

China continua produzindo CFC em larga escala, denuncia ONG

Posts Relacionados

Compressão otimizada facilita troca de R-22 por R-454C em supermercado
Refrigeração

Compressão otimizada facilita troca de R-22 por R-454C em supermercado

Por Redação
6 de maio de 2025
Boa instalação aumenta a durabilidade das câmaras frias
Refrigeração

Boa instalação aumenta a durabilidade das câmaras frias

Por Redação
13 de março de 2025
Sorvetes, bom momento para aprender a trabalhar com eles
Refrigeração

Sorvetes, bom momento para aprender a trabalhar com eles

Por Redação
23 de dezembro de 2024
Fábrica de sorvetes investe em nova infraestrutura de refrigeração
Refrigeração

Fábrica de sorvetes investe em nova infraestrutura de refrigeração

Por Redação
29 de novembro de 2024
Como andam seus conhecimentos sobre câmaras frigoríficas?
Refrigeração

Como andam seus conhecimentos sobre câmaras frigoríficas?

Por Redação
24 de julho de 2024
Próximo Post
Camada de ozônio do planeta Terra

China continua produzindo CFC em larga escala, denuncia ONG

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.