A seção americana da Sociedade da Indústria Química (SCI) anunciou que a engenheira Barbara Minor, pesquisadora sênior da Chemours, será agraciada com a Medalha Perkin 2018. Esta homenagem reconhece suas contribuições para a pesquisa e o desenvolvimento de fluidos refrigerantes de baixo impacto climático.
“O trabalho que Barbara fez no mundo dos fluidos refrigerantes resultou em soluções inovadoras que têm um enorme impacto positivo na vida das pessoas”, disse Craig Rogerson, presidente do conselho do capítulo americano da SCI.
“A SCI tem o prazer de premiar o notável sucesso de Barbara no setor, suas contribuições para a ciência e seu compromisso com um planeta mais sustentável”, ressaltou.
-
Mulheres empoderadas fomentam desenvolvimento do HVAC-R
-
Supermercado paulista adota HFO em nova loja
-
Substituto do R-404A também é opção para retrofit do R-22
Recentemente, a cientista liderou o desenvolvimento de diversos fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) à base de hidrofluorolefinas (HFOs) para racks e expositores frigoríficos de supermercados, sistemas de refrigeração utilizados em transporte e climatização de edifícios.
Um deles é o Opteon XP40, projetado para substituir o R-404A e o R-22 em sistemas de refrigeração comercial novos e existentes.
Segundo a Chemours, milhares de supermercados em todo o mundo já foram convertidos para operar com Opteon XP40 desde 2013, proporcionando um impacto ambiental significativo e positivo.
Também fazem parte desta linha o XP44, um fluido para caminhões refrigerados e reboques, o XP10 e XP30 para chillers grandes e, mais recentemente, o XL20 e XL40 para unidades de condensação, máquinas de gelo, freezers e expositores refrigerados.
“As contribuições inovadoras de Barbara para a ciência e a tecnologia, combinadas com seu profundo conhecimento das necessidades do cliente e do mercado, foram fundamentais para o sucesso de muitos novos fluidos refrigerantes”, disse o CEO da Chemours, Mark Vergnano.
“Estamos muito orgulhosos por ela ter recebido este reconhecimento merecido por suas muitas contribuições para a Chemours, o meio ambiente e a sociedade como um todo”, acrescentou o executivo.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, Barbara Minor receberá a Medalha Perkin num jantar em sua homenagem no dia 25 de setembro, na Filadélfia.