A Canadian Pacific Railway encomendou mais de 400 contêineres refrigerados à Thermo King usando o R-452A, um fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) comercializado pela Chemours como Opteon XP44.
O investimento da companhia de transporte ferroviário nas unidades SLXi-DRC de 16 metros é o primeiro do gênero feito na América do Norte.
Segundo o fabricante, estes contêineres possuem paredes mais finas, o que proporciona maior espaço interno e permite a inclusão de uma linha adicional para os paletes de carga.
A Thermo King foi a pioneira nos EUA na aplicação de Opteon XP44 – uma mistura de R-32, R-125 e R-1234yf – no segmento de transporte refrigerado, iniciando o uso do fluido em 2015.
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Apesar de o R-452A apresentar potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) de 2.140, o que não é considerado baixo GWP, ainda sim ele possui praticamente a metade do GWP do hidrofluorcarbono (HFC) R-404A, o qual era utilizado anteriormente. Além disso, suas características permitem a utilização em equipamentos novos ou em retrofit de equipamentos já em uso projetados para R-404A.
“Apresentamos a unidade de refrigeração SLXi-DRC no ano passado como um novo conceito para nossos clientes do setor ferroviário na América do Norte e recebemos um ótimo feedback deles”, disse Dane Taival, vice-presidente e gerente geral da Thermo King na região.
“O mercado de transporte ferroviário de cargas é muito competitivo e, por essa razão, cada palete adicional de produtos aumenta a margem de lucro de seus operadores”, enfatizou.
A Canadian Pacific e a Thermo King trabalharam em colaboração realizando um extenso teste de campo de quatro meses com a nova unidade SLXi-DRC para verificar o desempenho da tecnologia no ambiente acidentado e clima das ferrovias canadenses.
“Nós instalamos a unidade de refrigeração num contêiner de seis anos de idade e testamos sua performance com várias cargas – congeladas, resfriadas e farmacêuticas – em temperaturas extremas de -26 °C a 18 °C”, informou Don Bradd, vice-presidente e gerente geral da Thermo King no Canadá.
“Os downloads do desempenho foram feitos regularmente e nossos parceiros da Canadian Pacific registraram os níveis de combustível antes e depois de cada viagem. As temperaturas internas sempre ficaram bem abaixo dos limites estabelecidos e a economia de combustível, qualidade e confiabilidade do sistema foram comprovadas”, enfatizou.