A Carrier Transicold está introduzindo no mercado de contêineres refrigerados equipamentos preparados para operar com o fluido refrigerante R-513A, substância à base hidrofluorolefina (HFO) comercializada pela Chemours como Opteon XP10.
As novas unidades frigoríficas, que integram a linha PrimeLine, deverão estar disponíveis ainda neste primeiro semestre, enquanto os kits de conversão deverão ser fornecidos a partir do fim do ano, informa a empresa.
“A eliminação gradativa dos hidrofluorcarbonos [HFCs] tradicionais, devido ao seu alto potencial de aquecimento global [GWP, em inglês], suscitou preocupações sobre sua disponibilidade e seus preços no futuro, e alguns dos nossos clientes demostraram interesse em usar o R-513A como uma alternativa [ao R-134a]”, ressalta Willy Yeo, diretor global de marketing de contêineres refrigerados da companhia.
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As novas unidades de refrigeração possuem um compressor scroll digital projetado para funcionar com Opteon XP10, bem como com o R-134a.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, os contêineres serão vendidos com R-134a, permitindo que os clientes migrem, posteriormente, para o Opteon XP10. As conversões exigem apenas um kit com uma atualização de software e a troca do filtro secador, diz a indústria.
De acordo com o Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (AR5), a mistura azeotrópica desenvolvida pela Chemours e aprovada pelos principais fabricantes mundiais de equipamentos tem GWP de 573, valor 56% menor que o do R-134a.