Nos últimos anos, muitas empresas diminuíram a qualidade dos suportes para baratear o processo de instalação dos aparelhos de ar condicionado. Esse procedimento, no entanto, pode não proporcionar a garantia necessária para que o usuário tenha plena condição de segurança. O alerta é da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav).
“É preciso ter um controle rígido da resistência física e química destes produtos, eliminando o risco de acidentes. É importante verificar se os equipamentos disponíveis no mercado estão certificados pelo Inmetro, garantindo tranquilidade aos consumidores, que, em sua maioria, não possuem conhecimento técnico e levam em conta, muitas vezes, apenas o preço baixo como critério para sua aquisição”, destaca o diretor técnico da entidade, Ricardo Albert.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, a Asbrav aponta, há muito tempo, a necessidade de uma rigorosa fiscalização dos suportes, a fim de que os equipamentos sejam instalados de maneira correta e aguentem o peso dos aparelhos de ar condicionado.
As variações de temperaturas e a constante realização de testes de resistência são fatores que contribuem para aumentar o risco de acidentes, que podem causar prejuízos patrimoniais e, até mesmo, ter um desfecho fatal, uma vez que muitos estão expostos em locais de passeio de pedestres e de automóveis.
Para a Asbrav, é fundamental que os fabricantes se preocupem em utilizar matéria-prima de boa qualidade e tenham um controle de qualidade rigoroso na hora de desenvolver o suporte. Os materiais mais utilizados na fabricação dos produtos são plástico, aço carbono, aço inox, fibra de vidro e alumínio.
Leia também
- Trabalhador morre após explosão de ar-condicionado em hotel
- Brasil é um dos últimos no ranking mundial de eficiência energética
- Vendas de compressores se recuperam e ultrapassam níveis pré-covid
Os suportes de plástico são os mais baratos do mercado, sendo leves e vulneráveis, não devendo ficar expostos diretamente ao sol. São indicados para locais com maior umidade, já que são imunes à corrosão. Sua vida útil, no entanto, é de no máximo dois anos.
Os produtos fabricados com aço carbono possuem maior resistência e baixo custo, mas são mais sensíveis à corrosão, motivo pelo qual não são indicados para regiões litorâneas ou úmidas. Sua vida útil também é de no máximo dois anos.
Já os suportes de aço inox são os mais indicados para qualquer tipo de região, tendo em vista que duram mais de dez anos e não precisam ser substituídos, além de serem imunes aos raios solares e à corrosão.