Alunas do SENAI Santo Amaro, na capital pernambucana, acabam de entrar na história, não apenas daquela escola, como também do esforço conjunto do governo brasileiro e entidades parceiras externas, para tornar o HVAC-R local ambientalmente mais correto.
Durante 14 dias, onze delas participaram do curso “Boas Práticas para melhor Contenção do HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Split”, realizado no período noturno e sem nenhuma desistência, contando também com o apoio do SINDRATAR-PE.
- NBR 16.401: Atualização de norma do ar-condicionado é bem recebida por entidades
- Confira como foi o último evento de 2024 do Comitê de Mulheres da Abrava
- Do CFC ao HFO: Vídeo explica quase um século de evolução
“Nossa proposta é trabalhar pela inclusão do gênero feminino na indústria e no mercado de trabalho”, afirma a gerente escolar do SENAI, Mercia Rodrigues Farias da Silva, ao justificar a iniciativa, que faz parte do Pacto Global, lançado pela instituição no ano passado.
Segundo ela, foi total a sinergia entre aquele projeto e o programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Com base nos primeiros resultados obtidos e nos próximos que o curso feminino promete, ficou decidido que novas turmas do gênero haverá em 2025 no SENAI de Recife, “a exemplo das masculinas e mistas”, acrescenta a gerente.