Trabalhar por mais de uma década em várias empresas do município de Feliz, estrategicamente localizado a 70 Km de Porto Alegre, 45 Km de Caxias do Sul e 40 km de Gramado, não foi suficiente para acomodar Leonel München.
Após dois anos cursando a curitibana Escola Técnica Profissional – ETP, hoje aos 35 de idade, ele selou da melhor forma possível sua passagem por lá com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que obteve nota 9,8 da banca examinadora.
Tal sucesso foi alavancado por outro êxito: os ganhos em eficiência energética e sustentabilidade de uma grande rede de supermercados, ao retrofitar uma loja na capital paulista, onde o R-404A deu lugar ao Opteon™ XP40 (R-449A), da Chemours.
“Devido ao seu maior coeficiente de desempenho, o R-449A reduziu o consumo de energia de 113,05 kWh para 96,27 kWh, ou seja, uma redução de 14,8%”, exemplifica Leonel.
O trabalho que deu origem a resultados como este envolveu 40.000 kcal/h em sistema de baixa temperatura (congelados) e 110.000 kcal/h no de média (resfriados), ambos na modalidade de expansão direta.
- Ondas de calor já repercutem no setor de ar-condicionado
- Concluída saída da Emerson da composição acionária da Copeland
- Philco celebra 90 anos com participação na CASACOR 2024
Um dos responsáveis para que essa obra emblemática fosse escolhida para o TCC de Leonel foi seu amigo de longa data, Amaral Gurgel, especialista e instrutor neste campo, que o ajudou a escolher um caminho para a pesquisa, quando ele ainda estava indefinido.
”A dica não poderia ter sido melhor”, agradece Leonel, igualmente grato pelo apoio recebido durante toda a execução do trabalho, quando precisou de muitos dados e informações fundamentais fornecidas por Gurgel.
Além do aspecto ambiental, por se tratar de uma obra em sintonia com a corrida mundial contra o aquecimento excessivo do planeta, Leonel München optou pelo case paulistano ao reconhecer nele vários aspectos relevantes, em complemento ao menor GWP do fluido substituto.
”Ao aplicar o Opteon™ XP40 (R-449A) numa instalação que antes usava R-404A, não foi necessário sequer trocar o óleo, tampouco fazer qualquer modificação na casa de máquinas”, explica.
Isso, segundo ele, possibilitou a realização do serviço, durante o qual foram substituídos 300 kg do fluido refrigerante ali existente, em apenas uma noite e com 12 profissionais atuando.
Quanto ao curso realizado na ETP, Leonel afirma sentir claramente seus efeitos na forma como passou a realizar – com muito mais propriedade e segurança – uma atividade cuja ferramenta principal, até então, era sua prática cotidiana.
“Aspectos como entalpia, que é a capacidade de um fluido retirar calor, agora estão bem mais claros para nós, pois começamos a enxergar coisas que antes não víamos, e nosso cliente já percebe isso”, diz ele.
Leonel fala no plural por se referir não apenas a si próprio, mas também aos quatro componentes de sua equipe na Thermovolt, empresa que comanda desde 2022, ao lado da esposa Mariele.
”Somos polivalentes, pois trabalhamos com refrigeração, transporte frigorificado e toda a parte de automação”, orgulha-se.
E esse leque deve continuar aumentando, pois esse inveterado estudioso pretende cursar Engenharia Mecânica nos próximos anos.