A primeira turma do Curso Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado, totalizando 10 alunos, com vistas a aparelhos de janela e splits, começou em 26 de fevereiro e teve sua aula derradeira no último dia 8 de março, estando prevista a mesma formação para 300 profissionais do AVACR ao longo deste e do próximo ano.
Gratuito e 100% elaborado em sintonia com o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com implementação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, o curso já resultou em benefícios para o setor na Paraíba.
“Ficamos muito felizes com a parceria com o PBH, porque ela proporcionou à nossa unidade um laboratório de refrigeração mais equipado e mais desenvolvido para receber nossos alunos. Nossos ganhos foram gigantescos! Essa parceria com o PBH nos motivou muito a investir internamente, pelo potencial que vimos nos cursos para a área de refrigeração”, comemora a gerente Paulina Rodrigues, que há doze anos atua no Sistema SENAI.
Além disso, segundo ela, o laboratório atual – hoje localizado em área compartilhada – será transferido para um local exclusivo e bem maior, que terá novos equipamentos e acessórios. “Nosso objetivo, até 2025, tendo um laboratório de refrigeração estruturado, é iniciar o curso de Técnico em Refrigeração aqui na escola, pois atualmente ele só é ministrado na unidade de Campina Grande”, acrescentou.
Stefanie von Heinemann, consultora e gerente de projetos da GIZ, também comentou a importância da parceria. “Gostei muito de conhecer pessoalmente a escola, que tem uma excelente equipe e um laboratório de refrigeração muito bem organizado. Foi ótimo poder acompanhar a primeira turma e perceber tanto o professor como os alunos muito motivados na disseminação das boas práticas, que apoiam a eliminação dos vazamentos de HCFCs e a redução do consumo deste fluido. Para nós, essa parceria com o SENAI, na Paraíba, é muito importante” concluiu, lembrando que os cursos do PBH já chegam a 17 estados brasileiros.