É com profunda tristeza que comunicamos formalmente o falecimento do jornalista e diretor da Pauta Fotográfica e do Blog do Frio, Paulo Fernando Bernardino da Costa.
Paulo Fernando faleceu na manhã do dia 12 de janeiro, em São Paulo. O velório e enterro ocorreram na manhã do dia 13, na cidade de Piraju, onde ele nasceu e onde vivem sua mãe e irmã.
Pedimos a compreensão de todos por somente hoje conseguirmos publicar esta nota de pesar, mas sabemos que muitos amigos e profissionais que trabalharam com o Paulo Fernando nos ajudaram a divulgar essa triste notícia, até que pudéssemos escrever esta nota.
Paulo Fernando faleceu em decorrência de complicações de um câncer descoberto somente em outubro de 2023, que, embora assintomático, estava em estado avançado.
Paulo Fernando lutou bravamente e, entre alguns de seus argumentos para seguir com o tratamento, ele disse a uma das médicas: “Se eu cair, caio lutando”.
É com essas palavras que queremos preservar a memória do Paulo Fernando, um apaixonado pela vida e por todos à sua volta.
Do mesmo modo, não podemos deixar de registrar o seu amor pelo jornalismo, em especial por esta área tão específica que fez dele um dos mais importantes nomes do jornalismo na cobertura da indústria do frio.
Sempre atento, ético, respeitoso e comprometido com os seus seguidores do Blog do Frio e com seus clientes da Pauta Fotográfica, Paulo Fernando era conhecido por sempre andar com o seu tablet profissional. E isso tinha uma razão.
Ao encontrar com outros jornalistas, especialistas da área, ou mesmo colegas sem nenhuma vivência com o tema, Paulo Fernando fazia questão de compartilhar com eles uma nova matéria ou o engajamento do Blog do Frio com algum assunto em destaque. Ele adotou uma abordagem multifacetada para cobrir o setor de refrigeração, conectando questões de ordem social, política, econômica, cultural, ambiental, científica e tecnológica e, com isso, pôde imprimir uma identidade jornalística singular para o setor de refrigeração.
Que os seguidores, jornalistas, repórteres, fotógrafos, tradutores, colaboradores e clientes possam seguir conosco o legado de Paulo Fernando Bernardino da Costa, dando continuidade ao trabalho que ele iniciou há quase duas décadas.
Agradecemos a vocês por todas as mensagens de condolências e pedimos apoio e compreensão para que possamos enfrentar esse momento de extrema tristeza.
Nos próximos dias, a equipe editorial retomará o trabalho iniciado pelo Paulo Fernando. Essa era a sua vontade!
Cordialmente,
Letícia Doriguelo Benetti
Esposa do Paulo Fernando e gerente da Pauta Fotográfica