Centenas de visitantes – incluindo engenheiros, projetistas, empreiteiros, técnicos e clientes de vários países da América Latina – passaram hoje (12/9) pelo estande da Chemours na Febrava, a maior feira da indústria de refrigeração e ar condicionado da região. O evento prossegue até sexta-feira (15) no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.
Após um hiato inesperado devido à pandemia de covid-19, a 22ª edição da mostra bienal deve receber, ao todo, 25 mil profissionais do setor, que terão a oportunidade de conhecer de perto as últimas novidades e avanços tecnológicos do AVAC-R, além de participar de palestras e workshops com renomados especialistas do segmento.
“A Febrava é o principal ponto de conexão entre os elos da nossa indústria, por se tratar de um evento de negócios que reúne fabricantes e fornecedores de todos os portes e especialidades”, avalia o gerente de vendas da Chemours na América do Sul, Carlos Augusto Pereira Ribeiro.
Para ele, “o retorno do evento a São Paulo demonstra claramente a capacidade do nosso mercado de se reinventar e avançar, mesmo diante dos desafios mais imprevistos”.
“Estamos realmente animados por participar novamente da Febrava e demonstrar ao setor os recentes avanços em matéria de fluidos refrigerantes”, diz o especialista de serviços técnicos e desenvolvimento de mercado da indústria química americana no Brasil, Lucas Fugita.
- Chemours desenvolve fluido refrigerante dielétrico para carros e data centers
- Avanço do PBH acelera adoção de R-438A e R-449C
- Síntese direta promete revolucionar produção de fluorquímicos
“Apesar dos desafios dos últimos anos, o setor se mostrou resiliente, inovador e pronto para abraçar o futuro. E é isso que a Febrava 2023 representa”, salienta.
O destaque no estande da empresa está sendo sua ampla gama de fluidos refrigerantes inofensivos à camada de ozônio e de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).
Entre os produtos apresentados, estão os fluidos refrigerantes à base de hidrofluorolefina (HFO) da linha Opteon, incluindo XL20 (R-454C), XL41 (R-454B), XP40 (R-449A), XP10 (R-513A), XP20 (R-449C) e YF (R-1234yf), além do Freon 32 (R-32), um hidrofluorcarbono (HFC) de baixo GWP incorporado recentemente ao seu portfólio.
Outras novidades em destaque são os substitutos do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-141b, os agentes de limpeza Opteon SF80 e Opteon SF Flush, tendo este último recebido o Selo Destaque de Inovação da Febrava 2023. Eles também possuem baixo GWP e não destroem ozônio, além de ter poder de limpeza superior ao seu antecessor, conforme enfatiza a companhia.
“Tudo isso reflete nosso compromisso em desenvolver soluções eficientes, seguras e ambientalmente responsáveis para o AVAC-R”, afirma Fugita.