A Gallant, marca gaúcha pioneira na distribuição de mãos-francesas sem solda para instalação de condensadoras de sistemas de ar condicionado, lançou um alerta em prol da qualidade e segurança no setor.
A iniciativa, segundo a empresa, se deve ao número crescente de máquinas instaladas em muros, paredes e fachadas de edifícios residenciais e comerciais em todo o Brasil e aos acidentes que têm sido relatados ultimamente nas redes sociais.
No comunicado à imprensa, a companhia destaca que os suportes devem, além suportar plenamente o peso das unidades externas dos splits, ser capazes de resistir às variações climáticas ao longo do tempo.
“A qualidade desses componentes é o divisor de águas entre uma instalação segura e um risco desnecessário. Afinal de contas, acidentes com quedas de condensadoras podem causar danos materiais e, em situações mais graves, provocar ferimentos e até mesmo fatalidades”, diz o gerente comercial da Gallant, Leandro Luís Weizenmann.
Segundo ele, má instalação, dimensionamento inadequado do produto, infiltração nas paredes e falta de manutenção e de vistorias técnicas são fatores que também colocam equipamentos e vidas em risco.
“A Gallant está comprometida em educar o mercado sobre a importância da qualidade dos suportes, continuando a fornecer peças que elevam o padrão da indústria, com o objetivo de manter as pessoas e os imóveis seguros”, ressalta Weizenmann.
- NR-35: Segurança de cima a baixo
- 10 mitos sobre o ar-condicionado que você precisa esquecer
- Transformação digital impulsiona carreiras e negócios no AVAC-R
“Precisamos combater a propagação de produtos de má qualidade no mercado. Temos visto instaladores dedicados sendo prejudicados, tendo que refazer trabalhos por causa de falhas dos suportes. É uma situação injusta que prejudica a reputação de todo o setor”, acrescenta.
Nesse sentido, o comunicado da Gallant recomenda que os refrigeristas sempre verifiquem a procedência dessas peças e optem por fornecedores idôneos e marcas reconhecidas.
Com essa abordagem, a empresa esclarece ser possível reduzir o risco de acidentes relacionados a instalações de splits, principalmente em locais onde a maresia é um problema sério a ser levado em conta.
De acordo com o gestor, os produtos da Gallant são projetados para resistir à ação das intempéries e à corrosão, garantindo durabilidade e confiabilidade, com opções em aço carbono e aço inox.
Um dos grandes diferenciais competitivos dos suportes da marca, conforme enfatiza Weizenmann, é sua tecnologia sem solda.
“Nossos produtos são projetados para durar. Ao eliminar a solda, que geralmente é onde se inicia a corrosão, acabamos com um dos pontos fracos comuns na maioria dos suportes vendidos atualmente nas lojas do setor”, afirma.
“Além disso, nosso design adapta-se a todas as paredes, lisas ou irregulares, tornando a instalação mais fácil e segura”, arremata.