A transformação contínua da indústria automotiva, com o crescimento expressivo da produção de veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês), não está apenas revolucionando o setor em si, mas também dando um impulso significativo à indústria global de compressores de refrigeração e ar condicionado.
No ano passado, as vendas de carros elétricos ao redor do mundo dispararam e atingiram a marca impressionante de 7,8 milhões de unidades. O dado demonstra um robusto crescimento de 68% em comparação com o ano anterior, 2021, o que reflete a crescente adesão global à mobilidade elétrica.
No Brasil, particularmente, as vendas de eletrificados leves atingiram um novo recorde no primeiro quadrimestre deste ano, com 19.579 unidades. Segundo a associação nacional do setor (ABVE), o número de EVs vendidos no período equivale praticamente ao total de unidades comercializadas durante todo o ano de 2020.
Alimentados por baterias recarregáveis, os EVs exigem um sistema de refrigeração e ar condicionado mais sofisticado do que os veículos convencionais. As baterias dos carros elétricos produzem uma quantidade significativa de calor durante sua operação, o que pode ser prejudicial se essa carga térmica não for devidamente gerenciada.
“O controle rigoroso da temperatura ambiente do pack de baterias é essencial para garantir que a autonomia do veículo seja atingida e sua durabilidade seja maximizada. Isso é alcançado por meio de um tipo de ar-condicionado dedicado a elas, garantindo um ambiente com temperatura controlada para seu funcionamento ideal”, diz Homero Cremm Busnello, diretor de relações institucionais da Tecumseh do Brasil.
Além disso, os sistemas de climatização desempenham um papel igualmente importante no conforto do motorista e dos passageiros de carros, caminhões e ônibus. Com a mudança para os carros elétricos, as montadoras estão investindo mais na melhoria do conforto e qualidade do ar interno, aumentando a demanda por sistemas de ar condicionado de alta qualidade.
Segundo Busnello, a Tecumseh do Brasil está na linha de frente da transição energética na indústria automotiva, com a produção de compressores para EVs se tornando um ponto focal de seu portfólio de produtos.
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“Começamos a fabricar equipamentos para EVs no início dos anos 2000 nos EUA. Desde então, lançamos vários compressores de destaque, incluindo o Sierra, um compressor rotativo Inverter, e o Cascade, um compressor recíproco Inverter”, informa.
De acordo com o executivo, a subsidiária brasileira desempenhou papel fundamental nessa jornada desde o início, fabricando kits mecânicos para o sistema de compressão dos compressores rotativos.
Em 2022, a indústria anunciou investimentos significativos para iniciar a produção da linha Sierra no Brasil. A empresa também está focada nas novas plataformas de compressores VHG e Alpine, voltadas principalmente, mas não exclusivamente, para o segmento de refrigeração de veículos de “última milha” – jargão usado no setor de logística para descrever a etapa final do processo de entrega, que é geralmente a mais cara e menos eficiente.
Essas inovações fazem parte de um programa maior que prevê investimentos de R$ 75 milhões até 2025 em diversos segmentos, incluindo refrigeração e ar condicionado com tecnologia Inverter, com a expansão da fábrica e laboratórios de ensaios em São Carlos (SP), entre outras melhorias.
Os compressores produzidos no Brasil serão destinados, majoritariamente, ao mercado externo. “Eles serão aplicados em uma ampla gama de usos no segmento de EVs, incluindo refrigeração para baterias e compartimento de carga, além de conforto térmico para as cabines”, afirma.
Para garantir a adoção bem-sucedida desses novos compressores no País, a companhia reconhece a necessidade de treinamentos adequados para equipes de campo, que deverão ser realizados pelos fabricantes de EVs em suas redes de assistência técnica autorizada.
“Embora o mercado nacional ainda esteja na primeira infância, a Tecumseh está trabalhando de perto com os principais players do setor para oferecer soluções mais eficientes. Afinal de contas, maior eficiência energética significa mais quilômetros rodados e maior duração da autonomia entre as cargas do pack de baterias”, enfatiza.