Como seria de se esperar, os acontecimentos de domingo (8) em Brasília haveriam de suscitar dúvidas sobre possíveis impactos no setor financeiro.
Uma síntese, porém, de declarações concedidas por importantes fontes do mercado, publicada pelo portal do Valor Econômico, surpreende de forma positiva.
De uma maneira geral, a falta de apoio popular ao movimento e a ampla condenação internacional a respeito podem até beneficiar o desempenho do novo governo, acredita a maioria das fontes ouvidas.
- Indústria do frio repudia atos de violência em Brasília
- 10 mitos sobre o ar-condicionado que você precisa esquecer
- Funcionários de oficina de refrigeração são mortos a tiros no Acre
Apesar de uma segunda-feira (9) marcada pelo comedimento na condução de ativos financeiros, executivos dizem que a depredação de prédios públicos na Praça dos Três Poderes não deve ter maiores desdobramentos no setor financeiro.
Dentre os motivos para tal perspectiva os entrevistados apontam a pronta reação das autoridades e o risco praticamente nulo de que tais acontecimentos inviabilizem a governabilidade e, consequentemente, a equipe econômica que tomou posse em 1º de janeiro.
Este relativo tom de otimismo, porém, não inclui o tão esperado relaxamento da política monetária, agora tido como praticamente descartado ao longo deste ano.