Parte da água de condensação do ar-condicionado do Aeroporto Internacional de San Diego, nos EUA, está sendo usada pela East Village Brewing Company, cervejaria localizada no centro da cidade, para produzir duas cervejas.
Á água capturada do sistema de climatização é purificada por meio de osmose reversa e também passa por desinfecção com ozônio antes de ser entregue à indústria.
Devido a seu perfil de água pura e com pouco conteúdo mineral, a cervejaria afirma que a matéria-prima é uma base ideal para cervejeiros.
A East Village Brewing Company lançou duas cervejas feitas com a água condensada purificada: a Hoppy Travels IPA, que apresenta sabores de toranja e goiaba, e a Pre-Flight Pils, uma pilsner de estilo alemão com sabores de pão e raspas de limão.
As cervejas já estão à venda no fabricante e também estarão disponíveis no terminal dois do aeroporto local nas próximas semanas.
- R-454A supera CO₂ em teste de eficiência em supermercado
- Bohn inicia produção de sistemas A2L nas Américas
- Oportunidades e desafios à vista em 2023
“Fizemos parceria pela primeira vez com os cervejeiros da East Village em 2019, quando eles fabricaram uma cerveja chamada SAN Test Pilot usando água condensada enquanto trabalhavam em outra cervejaria local”, disse Kimberly Becker, presidente e CEO da autarquia que gerencia o aeroporto.
“A cerveja fez muito sucesso, esgotou quase imediatamente, e desde então estamos interessados em colaborar novamente. O foco da East Village na sustentabilidade se alinha com nossos esforços no aeroporto e estamos felizes por ter a oportunidade de mostrar essa água reaproveitada de forma inovadora com a ajuda da cervejaria”, acrescentou.
“A água condensada é extremamente pura e ideal para a fabricação de cerveja. Além disso, não é segredo que a Califórnia está passando por uma longa seca. Então, o reaproveitamento da água é uma forma criativa de reduzir nossa pegada hídrica aqui em San Diego”, comentou Aaron Justus, proprietário da East Village Brewing Company.