O engenheiro Francisco Carlos Borges de Assis Moura lançou, em 1º de dezembro, em São Paulo, o livro História da Logística Frigorificada Brasileira, obra produzida pelo capítulo brasileiro da Aliança Global da Cadeia do Frio (GCCA Brasil) com o patrocínio de empresas associadas.
Segundo a entidade, a publicação explica as mudanças na produção, comercialização e consumo dos alimentos e reúne amplo material histórico, obtido por meio de pesquisas e entrevistas. Relata, ainda, os grandes desafios enfrentados pelos pioneiros do setor, o sucesso resultante da persistência de personagens visionários e as perspectivas para o futuro do mercado.
“O livro resgata informações fundamentais para a compreensão do momento atual e para a construção de estratégias futuras”, diz Isabela Perazza, diretora da GCCA Brasil. Com textos em português e em inglês, a publicação de 324 páginas será distribuída no Brasil e nos EUA.
- Melhorar cadeia do frio é crucial para o clima e o combate à fome
- Ar veicular no campo e nas estradas: de promessa a realidade
- São Luís cresce no mapa do ar automotivo
Com 23 anos de vida profissional dedicada ao segmento, Francisco Moura idealizou a obra a partir de conversas com antigos executivos e empresários, ideia que foi se firmando após sua atuação na presidência e diretoria da extinta Associação Brasileira da Industria de Armazenagem Frigorificada (Abiaf).
“Espero que o livro agregue conhecimentos a profissionais e estudantes do setor, bem como para aqueles que não o conhecem ou conhecem muito pouco. E que divulgue no Brasil e no exterior a nossa indústria de logística frigorificada, uma das responsáveis pelo País ser hoje um dos maiores produtores e consumidores de alimentos congelados e refrigerados do planeta”, afirma.
Engenheiro de produção e mestre pela Escola Politécnica Universidade de São Paulo (USP), Moura trabalhou em diferentes empresas do setor e hoje e CEO da Icestar, com atuação na América Latina.
Segundo a GCCA Brasil, os interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com a entidade pelo e-mail tnascimento@gcca.org.
Comments 1