Reconhecida como uma das empresas familiares do setor do frio mais capazes de se adaptar às mudanças do mercado – inclusive as tecnológicas –, a Metalúrgica Alado está entrando de cabeça no segmento de ar condicionado, com o lançamento de uma linha com cinco placas universais para o controle do trabalho de compressores, sendo quatro delas voltadas para splits comuns e uma exclusiva para aparelhos piso-teto.
Os componentes foram projetados para operar em aparelhos com capacidade variando entre 18 mil e 60 mil BTU/h, em sua maioria instalados em estabelecimentos comerciais ou locais de grande circulação de pessoas, como templos religiosos.
As placas resolvem um conhecido problema da indústria – acabam com aquele “tranco” ao qual compressor é submetido quando dá partida. Como este processo é feito por um triodo de corrente alternada (TRIAC), componente que atua como controle de potência em cargas alimentadas por esse tipo de corrente, ele acaba aumentando o tempo de vida útil do compressor, gerando, inclusive, economia de energia.
As placas são de modelos com uma, duas e três velocidades. Há ainda outro modelo dotado por um componente multiplicador que, instalado em um aparelho de uma só velocidade, triplica esta característica do equipamento.
Outra vantagem é que as placas respondem a um controle remoto, com tecnologia de radiofrequência, possibilitando comunicação de qualquer ambiente do local onde os aparelhos estão instalados, sem precisar apontar diretamente para a máquina.
“Estamos entrando forte na linha de refrigeração, desenvolvendo essas placas para ar-condicionado, para substituir aquela plaquinha universal antiga, que sempre deu muitos problemas”, explica o administrador Bruno Alado, responsável pela área comercial e pela planta de placas da empresa.
- Cresce interesse do mercado pelo reparo de placas eletrônicas
- Expedição educativa dissemina boas práticas entre refrigeristas
- Eficiência dos ares-condicionados precisa aumentar 50% até 2030
Fundada no bairro paulistano do Cambuci, em 1969, por Vitaliano José Michelini, avô de Bruno, a companhia hoje encontra-se estabelecida em Santo Amaro, para onde se mudou em 1980, mesmo ano em que a segunda geração da família assumiu a empresa.
Atualmente com 700 funcionários e um portfólio com 600 produtos, a Alado Metalúrgica é especializada em peças de reposição para a linha branca, já tendo fornecido para fabricantes como GE/Mabe.
“Hoje, vendemos somente para distribuidores e lojas e exportamos para todo o Mercosul”, comenta Bruno, lembrando que a planta onde se fabricam as placas foi montada há seis anos, época em que a empresa estava focada nessas peças para lavadoras de roupa e geladeiras.
Membro da terceira geração da família a atuar na empresa, onde está desde 2005, Bruno revela ainda que a Alado já tem finalizado o projeto de uma placa para split doméstico, componente que em breve será apresentado ao mercado.
“Estamos muito otimistas com esses produtos, que certamente farão grande sucesso no setor do frio e estarão em exposição na próxima Febrava, em 2023”, complementa.