Empossado em 1º de julho deste ano na presidência do Ashrae Brasil Chapter, para mandato até o fim de junho de 2023, o engenheiro Walter Lenzi trabalhará durante este período para fortalecer ainda mais os eixos que nortearão sua gestão à frente da entidade. O dirigente sucedeu a arquiteta Juliana Pellegrini Trigo.
Também diretor de Students Activites da Região XII Ashrae e professor advisor do Student Branch São Paulo, Lenzi reforçou essa promessa, em entrevista ao Blog do Frio, oportunidade em que enfatizou a ideia de continuar promovendo ações para disseminar conhecimentos entre os membros da entidade, estudantes e instituições de ensino superior.
“Da mesma forma, desejo fomentar boas práticas técnicas e de engenharia para melhorar o ambiente construído do amanhã, sempre seguindo os delineamentos do presidente internacional da Ashrae, engenheiro Farooq Mehboob, de assegurar nosso futuro”, salienta.
- Ashrae Brasil comemora 20 anos
- Museu do Ipiranga investe em prevenção a incêndio e climatização
- Chemours consolida ações rumo à neutralidade climática
Nestes dois primeiros meses de gestão, a nova diretoria já organizou e participou de vários eventos locais, nacionais e internacionais, com destaque para os promovidos nos Student Branches Brasil – SB Piauí, SB Rio de Janeiro, SB Pantanal, SB São Paulo, SB Fortaleza e SB Salvador, com reuniões, webinários e visitas a escolas. Nacionalmente, participou do Clima Brasil 2022, realizado em 10 de agosto, no Rio de Janeiro.
Entre 4 e 6 de agosto, uma caravana com 11 membros da Ashrae Brasil Chapter esteve presencialmente no Ashrae CRC Panama 2022 (Chapters Regional Conference), na qual fez participações estratégicas em sessões de negócios, workshops e premiações.
Lenzi também elenca outros fatos relevantes ocorridos nos últimos meses, como a premiação concedida ao presidente do SB Rio de Janeiro e student activities chair, Pedro Ygor Braga Vianna, que ganhou o Prêmio Regional de Melhor S.A. 2021-22. Já o SB Salvador foi eleito o Melhor Grupo Estudantil 2021-22 e, pelo terceiro ano consecutivo, considerado o melhor SB do Brasil.
HVAC-R
O novo presidente do capítulo brasileiro da Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração a Ar Condicionado considera que todas as atividades e áreas técnicas ligadas à cadeia do frio nacional podem – e devem – ser melhoradas, por meio do desenvolvimento do estudo e do conhecimento técnico, sempre de modo a influenciar positivamente os profissionais e o mercado.
“O HVAC-R também sempre tem como se aprimorar, de acordo com as demandas do setor, trabalhando em projetos mais eficientes e saudáveis. Se existe uma coisa positiva que nos deixou a pandemia, foi o despertar para a falta de qualidade do ar nos ambientes internos que ocupamos no dia a dia. Passamos quase 90% do nosso tempo dentro de casa, no trabalho, no transporte, e por isso é tão importante respirar um ar puro, em um local com pouco barulho e boa vista para o exterior”, afirma Lenzi.
Para o engenheiro, o HVAC-R melhorou bastante com o avanço das tecnologias, incluindo as embarcadas em atuadores, sensores e motores, que tornaram mais fácil o trabalho dos profissionais. Segundo ele, esse cenário abre caminho para se continuar fomentando o treinamento de equipes e profissionais.
“Os segmentos da qualidade dos projetos, da implantação, manutenção e operação também são partes importantíssimas dentro de um projeto integrado, o qual deve incluir desde o proprietário, os projetistas das diferentes áreas, a construtora e o comissionamento até a equipe de facilities e os ocupantes”, complementa o dirigente.