A finlandesa Nokia e a americana Innventure anunciaram planos para comercializar uma tecnologia de refrigeração de alto desempenho desenvolvida pela Nokia Bell Labs para data centers e equipamentos de rede móvel.
Segundo o comunicado à imprensa, a Innventure estabeleceu uma nova empresa, a Accelsius, que adquiriu os direitos da invenção da Nokia e será responsável por seu desenvolvimento e comercialização.
Trata-se de um sistema por termossifão, mais precisamente “um processo de circulação passiva de refrigerante em dois estágios que fornece, sem o uso de bombas, resfriamento direto para chips ou outras fontes de calor”, conforme descreve o comunicado.
Os desenvolvedores dizem que ele é simples de instalar, energeticamente eficiente, compacto e adaptável a uma ampla gama de equipamentos eletrônicos críticos, podendo ser implantado em qualquer escala, desde um único servidor até grandes data centers.
- Chemours lança oficialmente R-454B na América do Norte
- Novo split da Xiaomi promete resfriar ambiente em 30 segundos
- 6 verdades inconvenientes sobre a indústria de ar condicionado
“Ao colaborar com a Innventure, nossa tecnologia de refrigeração extremamente versátil pode ser oferecida a uma ampla gama de empresas em diferentes setores para enfrentar o desafio das densidades de calor em data centers e redes de telecomunicações, reduzindo o consumo de energia”, disse Jukka Nihtila, vice-presidente de transações de patentes e alianças externas da Nokia.
Bill Haskell, fundador e CEO da Innventure, disse que “essa tecnologia inovadora atende a uma carência extrema do mercado em todo o espectro de instalações de rede e computação. Ela está posicionada para revolucionar o setor de refrigeração como existe hoje com soluções flexíveis que podem ser amplamente implantadas em data centers e plantas de telecomunicações”.
“Essa solução inovadora desenvolvida no Nokia Bell Labs permitirá o resfriamento de sistemas computacionais com altas densidades de calor, com baixo consumo de energia e com muito pouca complexidade. Esse avanço ajudará os data centers a continuarem a aumentar sua capacidade de computação, e ao mesmo tempo se tornando mais eficientes em termos de consumo de energia”, acrescentou Theodore Sizer, do Nokia Bell Labs.
Comments 1