Onze quenianas que trabalham como técnicas e especialistas na indústria de refrigeração e ar condicionado participaram de um curso de um dia sobre o uso seguro de fluidos refrigerantes inflamáveis promovido no Instituto de Treinamento Técnico de Nairóbi.
Segundo a GIZ Proklima, a capacitação, realizada em 17 de fevereiro, também foi organizada para compreender melhor a motivação, os desafios e as oportunidades para as mulheres que trabalham no setor e incentivá-las a seguir carreira nesta área.
Leia também
- Baixa qualificação aumenta riscos de acidentes no mercado de splits
- Chillers neutros em carbono elevam patamar de sustentabilidade do setor
- Atitude contagiante: mulheres do setor vencendo a pandemia
A agência do governo alemão ainda destacou que vem promovendo treinamentos para técnicos de refrigeração e ar condicionado sobre o uso seguro de hidrocarbonetos e outros refrigerantes “naturais” em todo o país africano.
Durante a capacitação realizada na capital do Quênia, alguns dos desafios que se tornaram evidentes foram a discriminação, as duras condições de trabalho (especialmente alturas elevadas nos edifícios), dificuldades durante a gravidez, assédio sexual, entre outros.
As recomendações para enfrentar esses desafios é a qualificação profissional e a conscientização da mão de obra feminina sobre eles, de acordo com a GIZ.