Um dos grandes problemas que comprometem o desempenho financeiro de boa parte dos profissionais do setor, a equivocada formação de preço sobre o conjunto dos serviços prestados – mão de obra e peças – precisa parar de ocorrer, ou milhares de reais continuarão a deixar de entrar no bolso de instaladores e mecânicos de climatização.
Para nortear essa parte do negócio, o empresário Rodrigo Men lançou uma ferramenta essencial – “Planilha de precificação VRF/VRV (orçamentária)”, desenvolvida para auxiliar nesse processo financeiro. Nela, é possível prever, por exemplo, os custos diretos de uma obra.
O treinamento, disponibilizado na plataforma on-line Hotmart, é rápido e inclui tópicos como informações pré-planilha; instruções para preenchimento da planilha; e planilha de precificação VRV/VRF.
Leia também
- Job Ney ministra curso on-line de ar-condicionado Inverter
- Fiocruz troca água gelada por VRF com sistema Lokring
- Autosserviço, uma tendência no varejo de refrigeração
“Saber o preço que deve cobrar, contemplando seus custos, é essencial para sobrevivência saudável do negócio. Lembrando que os custos variam de empresa para empresa e todos os dados são inseridos pelo profissional”, explica Rodrigo.
Como material de apoio, está incluído um vídeo que orienta como preencher a planilha. Além disso, o docente dá várias dicas de materiais e mão de obra que devem ser consideradas na hora de realizar um projeto.
“Essa planilha é uma excelente ferramenta para orientação de formação do preço de venda, onde você enxerga com maior facilidade seus custos, despesas e margem de lucro para vender com preço mais assertivo sua instalação de VRV/VRF”, diz.
Com um total de quatro aulas e duas horas de conteúdo, o curso custa R$ 347,97, podendo ser pago em até seis vezes no cartão. Informações e inscrições podem ser acessadas aqui.