Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Literatura

Falta de manutenção preventiva alimenta incêndios em ar-condicionado

Autor de livro sobre eficiência energética, engenheiro Adriano Pascoal alerta para recorrência de tragédias, como a do Museu Nacional

Por Redação
18 de setembro de 2021
Museu Nacional em chamas | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Gambiarra elétrica em ar-condicionado foi a causa de incêndio no Museu Nacional, em setembro de 2018 | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A sucessão de incêndios que continuamente começam em sistemas de ar-condicionado – inclusive por fiações mal dimensionadas – por todo Brasil tem raiz na falta de uma cultura de manutenção preventiva, segundo a qual antecipa-se à possibilidade de incidentes.

Exemplos de incidentes não faltam, tanto em tamanho quando em gravidade. Em um dos mais recentes episódios, um incêndio atingiu o Hospital Luz, na Vila Mariana, em São Paulo, no último dia 6 de setembro. Começou no andar térreo da unidade materno-infantil, a partir da fiação de um ar-condicionado. Não houve feridos.

Outra bomba relógio prestes a detonar, o Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, funciona sem um plano de combate a incêndios há oito anos. Em abril deste ano, por exemplo, houve um princípio de incêndio por causa de um curto-circuito em um ar-condicionado, sem o aparecimento de chamas.

Em 2018, o Museu Nacional, em São Cristóvão (RJ), virou cinzas, perdendo 90% de seu acervo. No ano passado, a Polícia Federal finalizou as investigações apontando que o fogo começou por um curto-circuito causado pelo superaquecimento em um aparelho de ar-condicionado, que não passou por manutenção adequada.

“No Brasil, convivemos com a cultura da manutenção corretiva não programada, em que espera-se acontecer o problema para depois tentar consertar. O prejuízo acaba sendo maior do que investir para realizar a manutenção preventiva, mas essa realidade não é entendida pela maioria dos empresários”, adverte o ex-professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), engenheiro Adriano Pascoal.

Especialista em gestão energética, ele é autor do livro Gestão da energia elétrica em sistemas de baixa tensão (PoD Editora, 268 páginas, 15 x 21 cm, R$ 99,00), escrito durante o isolamento imposto pela pandemia de covid-19, tempo que utilizou para organizar ideias e o vasto material produzido nos últimos tempos.

Leia também

  • Cultura da gambiarra agrava riscos de acidentes na indústria do frio
  • Loja que atrasa instalação de ar-condicionado deve indenizar cliente
  • Splits com R-290 chegam à Europa; novidade promete ‘agitar’ indústria

“O livro pretende auxiliar diretores de indústrias e empresas, administradores de hospitais e síndicos de condomínios empresariais e residenciais a economizar recursos com as contas de energia elétrica a partir da adoção de processos eficientes”, explica o engenheiro, no momento em que o país vive uma de suas piores crises hídricas e energéticas.

Segundo o autor, o livro traz importante contribuição para o trabalho dos profissionais do HVAC-R, que podem complementar conhecimentos acerca do assunto, tão importante no cotidiano desses profissionais, afinal atuam com equipamentos de ar-condicionado e refrigeração.

Dividida em 12 capítulos, a obra aborda teoria básica da eletricidade; equipamentos de medição; equipamentos do sistema elétrico de baixa tensão; iluminação; motores elétricos; sistemas de climatização; faturamento da energia elétrica; gestão da manutenção para a gestão energética; energia solar fotovoltaica; arquitetura, conforto ambiental e eficiência energética; automação; diagnóstico energético.

Os leitores da Blog do Frio têm 15% de desconto no preço. Para obter o benefício, basta acessar a loja virtual clicando aqui e digitar o código de desconto BLOGDOFRIO na hora de realizar o pagamento.

Obra de professor da UERJ é guia para gestores e outros profissionais do HVAC-R | Foto: Divulgação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: Ar CondicionadoBlog do FrioEletricidadeEnergiaFogoHVAC-RIncêndioLivroMuseu Nacional
Post Anterior

Singapura vai proibir vendas de chillers com R-134a

Próximo Post

Webinário gratuito esclarece dúvidas sobre fluidos refrigerantes

Posts Relacionados

O engeheiro Francisco de Assis Moura (ao centro) durante o lançamento de sua obra sobre a cadeia do frio nacional | Foto: Divulgação/GCCA Brasil
Literatura

Livro conta história da logística frigorificada no Brasil

Por Redação
26 de dezembro de 2022
Engenheiro Adriano Pascoal lança livro sobre eficiência energética
Literatura

Engenheiro Adriano Pascoal lança livro sobre eficiência energética

Por Redação
10 de novembro de 2020
Próximo Post
O engenheiro mecânico Amaral Gurgel, consultor técnico da área de fluidos refrigerantes da Chemours | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Webinário gratuito esclarece dúvidas sobre fluidos refrigerantes

Comments 1

  1. Pingback: Manutenção preventiva na refrigeração, é necessária?  - Doctor Ice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.