Reconhecida por suas parcerias com grandes indústrias e vasto portfólio de equipamentos, peças, ferramentas, acessórios e insumos para o mercado de refrigeração e ar condicionado, a Osmag Rio começou a distribuir o fluido refrigerante automotivo Opteon YF (R-1234yf) no Brasil.
Localizada em novas instalações no centro da capital fluminense desde o início do ano, a loja, que está comemorando 20 anos de atuação no ramo, dispõe de amplo catálogo de compressores, condensadores, evaporadores, condicionadores de ar e isolantes térmicos, entre outras centenas de mercadorias do gênero.
“Somos distribuidores da Chemours desde 2008, fato que nos ajuda a fornecer produtos para clientes que usam somente os fluorquímicos de qualidade fabricados por essa renomada empresa”, diz o diretor comercial da Osmag Rio, Gustavo De Carli.
“Assim, conseguimos abrir um leque maior de clientes na área de refrigeração comercial e ar condicionado”, acrescenta o empresário, ao informar que “começamos a distribuir a linha de produtos Opteon em 2021, devido à demanda de empresas da área automotiva, comercializando refrigerantes à base de hidrofluorolefinas (HFOs) não só no Rio de Janeiro, mas também em todo o território nacional”.
De acordo com o Sexto Relatório de Avaliação (AR6, na sigla em inglês) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o potencial de aquecimento global (GWP) do Opteon YF é menor que o do dióxido de carbono (CO₂), principal gás de efeito estufa (GEE) emitido pela humanidade.
Por causa de seu baixíssimo impacto climático e de suas propriedades termodinâmicas semelhantes às do hidrofluorcarbono (HFC) R-134a, o Opteon YF tem sido largamente adotado por fabricantes de automóveis norte-americanos, europeus e asiáticos.
- Relatório da ONU confirma baixo GWP do R-1234yf
- IPCC eleva potencial de aquecimento global do R-32
- Expedição do Clima encerra jornada no Jalapão
Além do Opteon YF, o comércio fluminense adicionou a seu catálogo de refrigerantes os fluidos Opteon XP10 (R-513A), Opteon XP40 (R-449A) e Opteon XP44 (R-452A), bem como o agente de limpeza Opteon SF80, solvente desenvolvido para substituir o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-141b, um composto nocivo à camada de ozônio.
Sobre o Opteon YF, especificamente, De Carli avalia que ele deverá ser “um produto bastante comercializado no País. Já pudemos ter uma noção disso, em função da procura por várias empresas do segmento de climatização automotiva”.
Com a mudança da loja para um imóvel maior, prossegue o empresário, “foi possível diversificar nosso leque de produtos, bem como aumentar o estoque de materiais estratégicos”, o que inclui a linha de HFOs da Chemours.
“Além do mais, agora possuímos uma sala de treinamento em nossas instalações, onde está sendo possível estreitar os laços entre os clientes e os fornecedores, por meio de cursos e palestras”, revela.
“A Osmag Rio, assim como todos os brasileiros, vem se adaptando à nova realidade imposta pela pandemia de covid-19. Por isso, seguimos contando com nossos fornecedores e clientes que mantêm forte parceria conosco”, destaca.
Comments 1