Ao celebrar dez anos de existência, a Eletrofrigor – considerada uma das varejistas mais bem avaliadas do mercado – praticamente triplicou o espaço útil de sua loja no centro de Niterói (RJ), saltando de 125 m² para 350 m², após a locação do imóvel vizinho de 500 m².
A obra foi necessária para dar conta do crescimento exponencial que a empresa tem registrado nos últimos três anos, processo que tornou o antigo ambiente pequeno demais para proporcionar conforto e organização para o atendimento aos clientes. Agora, a unidade ficou com um total de 1.100 m² entre loja, estoque e administração.
Com a reforma e expansão, o comércio fluminense melhorou a oferta de vagas de estacionamento, acessibilidade, renovação do ar, autosserviço e caixa rápido, além de colocar à disposição sala de treinamentos para clientes e colaboradores.
“Passamos a oferecer uma experiência inovadora para os nossos clientes, com mais espaço de circulação e exposição de produtos”, comemora a CEO da Eletrofrigor, Graciele Davince Pereira.
O plano de expansão da loja começou a sair do papel em fevereiro de 2020, mas a pandemia atrasou a decisão final para a locação do imóvel adjacente, que somente foi concretizada em novembro.
“O projeto foi discutido por um time de profissionais composto por arquitetos e especialistas em varejo, visual merchandising e tecnologia, com o objetivo de proporcionar uma nova experiência de compra, com atendimento rápido em uma atmosfera envolvente, um ambiente que retratasse a essência da Eletrofrigor numa loja humanizada, calorosa, jovem e moderna”, explica a empresária.
Segundo ela, estima-se que a ampliação vai elevar em torno de 30% o faturamento da loja nos próximos 12 meses, considerando a maior oferta de produtos, o atendimento simultâneo de mais clientes e o incremento das vendas por impulso por meio do autosserviço.
Além de Niterói, a empresa tem outra loja física na vizinha São Gonçalo, um centro de distribuição (CD) em Cariacica (ES) e três pontos de retirada – em São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro; em Vila Nova, em Cabo Frio (RJ); e na Barra Funda, na zona oeste da capital paulista.
Leia também
- Até quando o preço do cobre continuará subindo
- Explosão de ar-condicionado central mata refrigerista
- Indústria acelera transição para fluidos refrigerantes A2L
A companhia atua ainda com canais B2B (corporativo) e loja on-line, que atendem todo o Brasil, com mais de uma dezena de transportadoras homologadas. Para colocar toda essa engrenagem em movimento, 82 colaboradores dividem-se entre a operação das lojas e as áreas administrativa, comercial e de marketing.
As perspectivas de crescimento da Eletrofrigor, salienta Graciele, englobam o fortalecimento da linha da refrigeração comercial pesada e de automação, considerando que a cada dia mais a inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e internet de tudo (IoE) serão aplicadas na gestão dos sistemas já instalados e, principalmente, em novos projetos da companhia.
A presença no mercado de lojas físicas é justificada, na avaliação da executiva, pelo fato de a maioria dos técnicos, de modo geral, ter como uma de suas características preferir comprar peças e componentes presencialmente.
“Eles costumam aproveitar as visitas aos clientes, para, entre um atendimento e outro, ir às lojas e fazer compras para a realização dos serviços mais rapidamente. Por isso, a loja física tem um papel muito importante e prioritário para esse público”, descreve a empresária.
De outro lado, lembra ela, as vendas on-line cresceram na pandemia, e agora, no final deste primeiro semestre, começaram a se estabilizar.
“Por isso, eu acredito que a relação do cliente com o vendedor, a experiência na loja, com a urgência inerente ao trabalho de manutenção, dará vida longa aos estabelecimentos físicos, pois sempre terão um papel fundamental na cadeia de vendas do nosso segmento”, completa.
Parceria consolidada
Distribuidora dos fluidos refrigerantes Freon e Opteon, a Eletrofrigor é forte parceira da Chemours e de outros players de renome do setor de refrigeração e ar condicionado.
Atenta aos lançamentos da indústria química americana, Graciele ressalta que a estratégia é sempre manter um mix completo dos produtos em estoque e investir em treinamentos para a sua equipe de vendedores e de logística.
“Dobramos o nosso faturamento com a marca, que é líder do segmento no Brasil. Como damos prioridade à qualidade, a parceria com a Chemours, consolidada em 2020, tem nos ajudado a oferecer aos nossos clientes o que há de melhor no mercado”, complementa.
“Estamos muito satisfeitos em testemunhar o notável progresso dos negócios da Eletrofrigor nos últimos anos e a superação dos desafios que a pandemia de covid-19 ainda impõe ao País”, afirma o engenheiro Carlos Ribeiro, líder de vendas para aftermarket da Chemours no Brasil.
“Que o pioneirismo e espírito empreendedor de sua fundadora continuem sendo fontes de inspiração para as demais mulheres que atuam no HVAC-R, assim como para aquelas de outros segmentos da nossa economia”, completa o gestor, parabenizando Graciele pela expansão do empreendimento.