A Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (2), uma live para discutir a importância da Emenda Kigali para o Brasil diante da emergência climática global.
O adendo ao Protocolo de Montreal, em vigor em cerca de 100 países desde 2019, define um cronograma de redução da produção e consumo de hidrofluorcarbonos (HFCs), substâncias usadas em equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
Embora não causem danos à camada de ozônio, esses fluidos refrigerantes têm elevado potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês), segundo relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC).
Leia também
- Mais ecológicas, arenas olímpicas de Pequim adotam Opteon XP40
- Redução de HFCs entra na pauta da Câmara dos Deputados
- Indústria acelera transição para fluidos refrigerantes A2L
Foram convidados para o encontro a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Teresa Liporace; o professor do Instituto Mauá de Tecnologia e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Roberto de Aguiar Peixoto; o presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Arnaldo Basile; e o diretor de meio ambiente da entidade, Renato Giovani Cesquini.
O debate acontecerá a partir das 19 horas e poderá ser acompanhado nas páginas da Frente Ambientalista no YouTube e no Facebook.
Fonte: Agência Câmara de Notícias