A Chemours firmou um memorando de entendimento com o comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Pequim para fornecer o fluido refrigerante Opteon XP40 (R-449A) aos sistemas de refrigeração do Centro Aquático Nacional, Estádio Nacional Indoor e Centro Esportivo Wukesong.
Eles foram as três principais arenas esportivas dos Jogos Olímpicos de 2008. Em fevereiro do ano que vem, os locais vão abrigar as competições de hóquei e curling no gelo na cidade, onde o governo chinês promete sediar um evento “verde, aberto, inclusivo e limpo”.
A indústria química americana ressalta que o acordo assinado neste mês apoia a adoção de soluções mais sustentáveis para pistas de gelo, ajudando a reduzir emissões de carbono.
“Elogiamos os esforços desses três locais para adotar um refrigerante de menor impacto climático”, disse Alisha Bellezza, presidente da área de soluções térmicas da Chemours.
Leia também
- Substituto do R-404A também é opção para retrofit do R-22
- Indústria acelera transição para fluidos refrigerantes A2L
- Chemours abre caminhos para ascensão feminina na indústria química
“Isso é um exemplo de que passos positivos podem ser dados em direção à sustentabilidade ambiental, sem sacrificar o desempenho do sistema ou a sustentabilidade econômica”, destacou a executiva.
Além de não degradar a camada de ozônio, o Opteon XP40 possui um potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) 65% menor que o do hidrofluorcarbono (HFC) R-404A, um poderoso gás de efeito estufa que já está sendo eliminado em vários países.
Ao mesmo tempo em que reduz a pegada de carbono, o novo fluorquímico à base de hidrofluorolefina (HFO) permite projetar sistemas com menor custo e mais eficiência energética, segundo o fabricante.
No Centro Aquático Nacional – conhecido como Cubo d’Água durante os Jogos Olímpicos de 2008, e agora renomeado como Cubo de Gelo – três unidades de fabricação de gelo receberam carga de Opteon XP40, de acordo com Yang Qiyong, gerente-geral do centro esportivo.
“Esse projeto economiza 4% de carga em comparação com outros refrigerantes e reduz custos de instalação. Durante os jogos de testes em 2019 e em abril de 2021, as máquinas tiveram um bom desempenho e garantiram excelente temperatura à pista de gelo”, afirmou.
Após o retrofit no Cubo de Gelo, novos sistemas de refrigeração com Opteon XP40 foram instalados no Estádio Nacional Indoor de Pequim. Equipamentos do Centro Esportivo Wukesong, originalmente instalados em 2006, também foram trocados.
Na série de jogos de testes realizados pelos organizadores das Olimpíadas de Inverno, os atletas participantes aprovaram as pistas de gelo das arenas.