Vinte internos da carceragem do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM), estão participando, desde segunda-feira (24), de um curso de refrigeração e climatização residencial na instituição.
A qualificação tem carga horária de 160 horas e conta com 40 dias letivos de aulas, divididos em teoria e prática. Os primeiros dias da capacitação são voltados às instruções de relacionamento interpessoal e empreendedorismo.
Após esse módulo, os reeducandos irão aprender como executar serviços de limpeza, instalação, manutenção e reparos de equipamentos.
Para o sucesso das atividades, aprenderão noções de eletrônica, eletricidade, pneumática, robótica, refrigeração industrial, residencial, comercial e automotiva.
“Com esse curso, continuamos o objetivo de dar aos internos condições harmônicas para a reintegração à sociedade, quando cumprirem suas penas”, disse o diretor do Compaj, Lucas Maceda.
Leia também
- Filtro automotivo anticoronavírus chega a 300 mil unidades vendidas
- Indústria acelera transição para fluidos refrigerantes A2L
- Agora fabricante, Sergio De Leon funda ZL Ferramentas
“Entendemos que a profissionalização é o melhor caminho para ofertar novas possibilidades de convivência na sociedade e dignidade para o interno e seus familiares, bem como garantia de renda pelo exercício da profissão”, frisou.
De acordo com o instrutor do curso, José Orlando, a refrigeração é uma área extremamente rica, que possibilita alta chance de empregabilidade.
“Dominando a refrigeração, os internos podem abrir o seu próprio negócio ou trabalhar em empresas privadas e indústrias. Então, essa capacitação é uma chance única para eles”, disse.
Chance esta que o interno Denílson (nome fictício) não pretende desperdiçar, segundo um comunicado da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).
“Deus está me dando mais uma oportunidade de mudar de vida com esse curso e eu vou fazer valer a pena. Quero estudar e me especializar mais na área, para poder ajudar a minha família lá fora de forma digna”, revelou.
Comments 1